quinta-feira, 20 de julho de 2023

Organizando a sala de aula para Berçário 2022

                                                    














Fantoches e livro sensorial - Observe a sua turminha e fabrique seus fantoches e livros sensoriais conforme a demanda letiva.

 

Observe a sua turminha e fabrique seus fantoches e livros sensoriais conforme a demanda letiva.

 

Qual o objetivo de trabalhar com fantoches na educação infantil?

Melhora o aprendizado

E não para por aí! Os diálogos entre os fantoches prendem a atenção da garotada, o que ajuda a aumentar a capacidade de concentração infantil. Além disso, essa atividade também desenvolve a memória e pode até mesmo melhorar a interação de crianças que são mais tímidas. As brincadeiras com fantoches permitem que a criança desenvolva a expressão oral e artística, pois os bonecos levam a criança sempre ao mundo da imaginação e do faz-de-conta. Já os alunos maiores (geralmente do ensino fundamental), usam o fantoche para expressarem seus pensamentos de uma forma mais livre.

 

Qual o objetivo do livro sensorial na educação infantil?

"A proposta do livro sensorial é promover o desenvolvimento cognitivo, sensorial e motor da criança. Assim, ao manipular suas páginas, o pequeno aprenderia mais e teria seus sentidos despertados pelas diferentes texturas, sons e imagens."








Brinquedos - FLIC 2021 (FEIRA LITERÁRIA DE CARAGUATATUBA)

 







Tinta Natural Comestível

 

Como fazer tinta de alimentos?

Para fazer as tintas comestíveis nos tons verdes, laranja e vermelho, Kina usou respectivamente espinafre, cenoura e beterraba. Basta bater cada um deles no liquidificador ou processador com um pouco de água, colocar num potinho, pegar papel, pincel e começar a brincadeira!

 

 

Como fazer tinta natural para bebês?

A receita usa 01 xícara de amido de milho, 1/2 xícara de água fervendo, 01 xícara de água fria e corante de alimentos. Você começa misturando o amido de milho com a água fria para dissolver tudo. A consistência vai ficar estranha, mas é só continuar mexendo para dissolver tudo.

 

Como fazer tinta natural de frutas?

Coloque a ½ xícara de frutas num coador sobre uma tigela. As frutas devem estar frescas e o tipo de fruta por ser escolhida dependendo da cor que deseja para a tinta. Amasse as frutas no coador, utilizando a colher e retire o máximo de líquido possível. Depois adicione o vinagre ao suco e misture.









Projeto: Descobrindo as cores 2023




Qual a importância de trabalhar com cores na educação infantil?

As cores provocam efeitos e estímulos diferentes em nossos cérebros, inclusive, nas crianças. Por isso, a psicologia das cores é uma área bastante estudada, impactando vários setores, como design, arquitetura e a educação infantil.

Qual o objetivo de ensinar as cores na educação infantil?

Apresentar as cores primárias (azul, amarelo e vermelho) e as cores secundárias (laranja, roxo e verde), aguçando a percepção visual do aluno. Conhecer as cores e identifica-las. Reconhecer as cores primaria e secundaria. Ampliar a percepção visual, atenção e memória.

Como trabalhar as cores de forma lúdica na educação infantil?

Há vários métodos de brincadeiras com cores. Utilizar pecinhas de montar, separar as cores, fazer caças ao tesouro usando diferentes tons como dicas etc. Coloque a sua imaginação para trabalhar e invente formas diferentes de estimular esse conceito!










 

Identidade e Autonomia


Como desenvolver a identidade e autonomia na educação infantil?
Interagir e relacionar-se por meio de fotos. Perceber-se a si e ao outro, as igualdades e diferenças, mediante as interações estabelecidas. Sentir-se valorizado e reconhecido enquanto indivíduo. Enxergar-se a si próprio como parte de um grupo, de uma unidade complexa.


Faz a criança reconhecer os limites dos outros indivíduos. Constrói com mais autonomia umm sentido de autoimagem. Dá a elas noções básicas de existência em coletivo. Promove a socialização saudável.

                                 Como trabalhar identidade e autonomia maternal?
1. Com os cartazes, montar um biombo para sala, ou um grande mural, ao qual as crianças terão acesso livre para verificar as fotos de suas janelinhas e as de seus colegas. 
2. Tirar fotos das crianças na escola, em suas atividades cotidianas, em pequenos ou em grandes grupos.