quinta-feira, 24 de junho de 2021

Projeto Alimentação no Berçário - A Lagarta comilona



Trabalhar a alimentação saudável no Berçário é necessário para estimular o consumo de alimentos necessários para uma boa saúde.
Com canção e brincadeiras conseguimos chamar a atenção dos pequenos, utilizei a música da Lagarta comilona com um fantoche de lagarta e frutas de feltros feitos por mim.

Algumas ideias para uma alimentação saudável na educação infantil são:

Elaborar jogos de memória com imagens de legumes, verduras e frutas, recortadas pelas próprias crianças;

Brincar de identificar frutas e legumes (mais saborosos) através de tato e olfato;

Conversar sempre sobre as preferências das crianças e comprar novas opções para degustação;

Separar alguns recortes de alimentos saudáveis e pedir para que a criança monte um prato com figuras que representem uma refeição completa;

Ainda com relação às frutas, realize uma “oficina” de salada de frutas para ensinar a receita dessa sobremesa aos pequenos. Sugira que eles separem as frutas por tamanho e cores;

Com relação às verduras, chame as crianças para aprender uma receita de salada com verduras folhosas, explorando cores e texturas diferentes;

Com relação aos legumes, através de tutoriais na internet, é possível confeccionar carimbos usando batatas, o que estimula a criança a conhecer melhor esse alimento. Também, é possível chamar os pequenos para ajudar em uma receita de sopa de legumes (que pode ficar bem gostosa se bem temperada);

Com relação às hortaliças, seria bem interessante levar os filhos para conhecer uma horta nos arredores da cidade, e mostrar os cuidados que é preciso ter ao manusear os alimentos, além de sempre lembrá-los o quão importante é comer alimentos saudáveis e naturais. Faça uma degustação com alface, tomate e cenoura, e depois peça para a criança fazer um desenho daquilo que mais gostou.



Projeto Alimentação Saudável – Berçário



Tema alimentação, porque observamos em sala de aula que alguns educandos na hora das refeições rejeitam alguns alimentos como frutas e legumes.

OBJETIVO GERAL
Valorizar a alimentação oferecida na creche e ampliar os conhecimentos sobre os tipos de alimentos.

OBJETIVO ESPECÍFICO

• Incentivar aos bons hábitos alimentares; • Identificar cores, texturas e os diferentes sabores de alimentos; • Reconhecer os alimentos que fazem bem a nossa saúde; • Incentivar os educandos a comerem frutas e legumes; • Identificar as frutas, legumes e verduras e a importância destes para a saúde; • Conscientizar os educandos sobre a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos.

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
Atividade Projeto: Apresentação das Frutas
Procedimento: Serão levados para a sala uma bandeja de frutas para que os educandos possam manusear e sentir o cheiro e a textura dos mesmos.
Atividade Dirigida: Música
Objetivo: Estimular a Linguagem Oral
Procedimento: Os educandos serão estimulados a sentarem no tatame junto com as educadoras manuseando os chocalhos.

Atividade Projeto: Cartaz das Frutas
Procedimento: As educadoras irão explicar e confeccionar um cartaz com figuras de frutas, após irá colar na cartolina para todos os educandos visualizarem.
Atividade Dirigida: Siga as Pegadas Objetivo: Estimular a Percepção Visual
Procedimento: Serão colocados no chão da sala pegada de pés para que os educandos sejam estimulados a andar em cima dos mesmos.

Atividade Projeto: Pintura com as Mãos
Procedimento: As educadoras irão pintar as mãos de cada educando com tinta guache e colocará na folha de sulfite em formato de um morango.
Atividade Dirigida: Sentindo Cheirinhos
Objetivo: Estimular sensações olfativas
Procedimento: Serão expostos na sala alguns objetos com cheiros diferentes como: sabonete, sachê de chá de camomila etc. Para que os mesmos possam sentir os diferentes cheiros.

Atividade Projeto: Apresentação dos Legumes
Procedimento: Será levada para a sala uma bandeja de legumes para que os educandos possam manusear e sentir o cheiro e a textura dos mesmos.
Atividade Dirigida: Pedalinho
Objetivo: Estimular a coordenação
Procedimento: As educadoras irão colocar os educandos deitados no tatame e após irão fazer movimentos com as pernas, como se estivesse pedalando.

Atividade Projeto: Cartaz dos Legumes

Procedimento: As educadoras irão explicar e confeccionar um cartaz com figuras de legumes, após irá colar na cartolina para todos os educandos visualizarem.
Atividade Dirigida: Vamos Pegar a Bola
Objetivo: Explorando o Espaço
Procedimento: As educadoras irão jogar várias bolinhas coloridas na sala e motivarão os educandos a pegarem.

Atividade Projeto: Pintura com os Pés
Procedimento: As educadoras irão pintar os pés de cada educando com tinta guache e colocará na folha de sulfite em formato de uma cenoura.
Atividade Dirigida: Brincando com os Sons
Objetivo: Saber distinguir sons
Procedimento: Os educandos serão estimulados a pegarem alguns objetos que produzem sons para que manuseiem sons dos mesmos.

Atividade Projeto: Hora da História
Procedimento: As educadoras irão contar uma história para os educandos utilizando bonecos de fantoches.
Atividade Dirigida: Gravata do Papai
Objetivo: Estimular a Percepção Visual
Procedimento: As educadoras irão pintar os dedos de cada educando com tinta guache e colocará no papel cartão em formato de gravata.

Atividade Projeto: DVD
Procedimento: As educadoras irão colocar o DVD do Patati - Patatá para todos se divertirem com a música “Come, come, come que a Mamãe fica Feliz”.
Atividade Dirigida: Empilhando
Objetivo: Estimular os educandos a empilhar
Procedimento: Serão espalhados diversas caixas de diversos tamanhos pela sala, e algumas empilhadas para que os educandos sejam estimulados a fazerem pilhas.

Atividade Projeto: Teatro
Procedimento: As educadoras irão colocar as crianças sentadas no tatame e após irão fazer um teatro com bonecos que se encontram na sala.
Atividade Dirigida: Serra, Serra, Serrador...
Objetivo: Desenvolver a linguagem oral
Procedimento: As educadoras irão colocar o educando no colo e cantará a música serra, serra, serrador fazendo movimentos pra frente e pra traz. Será realizada uma criança por vez.

Atividade Projeto: Cartaz Alimentação Saudável
Procedimento: As educadoras irão explicar e confeccionar um cartaz com figuras de alimentos saudáveis, após irá colar na cartolina para todos os educandos visualizarem.
Atividade Dirigida: Música
Objetivo: Estimular a linguagem oral
Procedimento: Os educandos serão estimulados a sentarem no tatame junto com as educadoras manuseando os chocalhos.

Atividade Projeto: Pintura a Dedo
Procedimento: As educadoras irão pintar os dedos de cada educando com tinta guache e colocará na folha de sulfite em formato de uma uva.
Atividade Dirigida: Siga as Pegadas
Objetivo: Estimular a Percepção Visual

Procedimento: Será colocado no chão da sala pegada de pés para que os educandos sejam estimulados a andar em cima dos mesmos.

Atividade Projeto: As Cores e Sabores
Procedimento: Será levada para a sala uma bandeja de frutas picadas para que os educandos possam saborear e visualizarem as cores sortidas.
Atividade Dirigida: Sentindo Cheirinhos
Objetivo: Estimular sensações olfativas
Procedimento: Serão expostos na sala alguns objetos com cheiros diferentes como: sabonete, sachê de chá de camomila etc. Para que os mesmos possam sentir os diferentes cheiros.

Atividade Projeto: Boca Saudável
Procedimento: As educadoras irão confeccionar uma boca grande no papel Kraft e junto com os educandos irão colar várias figuras de alimentos importantes para nossa saúde.


BIBLIOGRAFIA:

http://www.mestredosaber.com.br/projeto-alimentacao-saudavel-educacao-infantil/

 

 

Campo de experiência: 
(EI01EO05) Reconhecer seu corpo e expressar suas sensações em momentos de alimentação, higiene, brincadeira e descanso, participando de modo ativo e progressivo de todas as atividades cotidianas. A. Participar do cotidiano com autonomia como: escovar os dentes, lavar as mãos, tomar banho, vestir-se e alimentar-se;
(EI01CG04) Participar do cuidado do seu corpo e da promoção do seu bem-estar nas atividades cotidianas.C. Perceber as necessidades do próprio corpo (fome, frio, calor, sede, cansaço, fome, dor);(EI01CG05) Utilizar os movimentos de preensão, encaixe e lançamento, ampliando suas possibilidades de manuseio e exploração de diferentes materiais e objetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário