quinta-feira, 24 de junho de 2021

Aplicando o Estímulo visual

Qual o objetivo dos estímulos visuais?

Os estímulos visuais são tão importantes em sala de aula e ajudam a atrair e manter a atenção dos alunos. Essas percepções visuais despertam o interesse e a curiosidade, facilitando a assimilação dos conteúdos e retenção do conhecimento. Na faixa de 0 a 3 anos, explorar o eixo identidade e autonomia envolve ajudar os pequenos a desenvolver o reconhecimento da própria imagem. O objetivo é que eles se identifiquem como seres únicos, com corpo, hábitos e preferências próprias.

Imagem corporal

Espelho é elemento chave para a construção progressiva do “eu”

Um dos estágios mais importantes no desenvolvimento de qualquer pessoa é o que o psicanalista francês Jacques Lacan (1901-1981) denominou como estádio do espelho (“estádio”, no caso, é sinônimo de fase ou período). Até mais ou menos os seis meses de vida, o bebê sente-se como parte de um corpo fragmentado – completado por sua mãe. Na medida em que cresce, adquire maior mobilidade, sofre intervenções do ambiente e deixa de ser amamentado, o bebê começa a perceber-se como um ser distinto. Quando colocado em frente a um espelho, ele progressivamente reconhece a imagem refletida de seu corpo e é a partir dessa experiência que o “eu” começa a ser construído.

Espelhos, portanto, são elementos imprescindíveis para a construção da identidade e devem estar em todas as salas na creche. Eles ajudam as crianças a ter consciência dos limites do próprio corpo e a observar os próprios movimentos, diferenciando-se dos colegas e do ambiente. Mantenha-os baixos, na altura dos pequenos, e ofereça oportunidades para que eles façam caretas, dancem, comparem imagens e realizem desafios corporais em frente ao espelho.

Para os bebês também é possível imprimir cartazes com as fotos dos pequenos e colar no chão – já que eles engatinham – ou nos berços. Todas essas oportunidades de exploração vão ajudá-los a manter o contato com a própria imagem e a identificar a figura do outro.

Experiências que envolvam música e sensações também são bem-vindas, assim como as ações de cuidado com os bebês. Tomar banho, ser trocado ou mamar, por exemplo, são atividades essenciais para o reconhecimento de si e o estabelecimento de vínculos com o outro. À medida que percebe seu corpo separado do corpo do outro, a criança consegue organizar as próprias emoções e ampliar seu repertório e seus conhecimentos sobre o mundo que a cerca.



Fonte: Revista Nova Escola
Fonte: http://primeirainfancia.org.br/o-que-e-identidade-e-autonomia/
Foto: Cristiane Caldas


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário