Imagem corporal
Espelho é elemento chave para a construção progressiva do
“eu”
Um dos estágios mais importantes no desenvolvimento de
qualquer pessoa é o que o psicanalista francês Jacques
Lacan (1901-1981) denominou como estádio do espelho (“estádio”, no
caso, é sinônimo de fase ou período). Até mais ou menos os seis meses de vida,
o bebê sente-se como parte de um corpo fragmentado – completado por sua mãe. Na
medida em que cresce, adquire maior mobilidade, sofre intervenções do ambiente
e deixa de ser amamentado, o bebê começa a perceber-se como um ser distinto.
Quando colocado em frente a um espelho, ele progressivamente reconhece a imagem
refletida de seu corpo e é a partir dessa experiência que o “eu” começa a ser
construído.
Espelhos, portanto, são elementos imprescindíveis para a
construção da identidade e devem estar em todas as salas na creche. Eles ajudam
as crianças a ter consciência dos limites do próprio corpo e a observar os
próprios movimentos, diferenciando-se dos colegas e do ambiente. Mantenha-os
baixos, na altura dos pequenos, e ofereça oportunidades para que eles façam
caretas, dancem, comparem imagens e realizem desafios corporais em frente ao
espelho.
Para os bebês também é possível imprimir cartazes com as
fotos dos pequenos e colar no chão – já que eles engatinham – ou nos berços.
Todas essas oportunidades de exploração vão ajudá-los a manter o contato com a
própria imagem e a identificar a figura do outro.
Experiências que envolvam música e sensações também são
bem-vindas, assim como as ações de cuidado com os bebês. Tomar banho, ser
trocado ou mamar, por exemplo, são atividades essenciais para o reconhecimento
de si e o estabelecimento de vínculos com o outro. À medida que percebe seu
corpo separado do corpo do outro, a criança consegue organizar as próprias
emoções e ampliar seu repertório e seus conhecimentos sobre o mundo que a
cerca.
Fonte: Revista Nova Escola
Fonte: http://primeirainfancia.org.br/o-que-e-identidade-e-autonomia/
Foto: Cristiane Caldas
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