quinta-feira, 24 de junho de 2021

Projeto Musicalização - Berçário - Roda de música


Projeto para Berçário com músicas infantis

Vejam um projeto para berçário com músicas infantis e atividades lúdicas para ajudar na fase de adaptação das crianças.

Como é bom estar aqui: Brincando e vivenciando músicas infantis

Objetivos:
Exercitar e fortalecer os braços e pernas;
Desenvolver a capacidade de segurar objetos;
Explorar o ambiente;
Desenvolver a capacidade de localizar objetos;
Explorar diferentes suportes de pintura;
Reconhecer o nome do colega;
Explorar gestos sonoros.

O projeto ocorre em cima de músicas trabalhadas com os alunos como: Dona Aranha, Se Eu Fosse um Peixinho, Coelhinho da Páscoa, 1, 2, 3 Indiozinhos, O Sapo Não Lava o Pé, Pintinho Amarelinho. Para apresentação das músicas, são utilizados diversos materiais, luvas pedagógicas, dedoches e fantoches.

Se eu fosse um peixinho
A primeira atividade foi montada na sala, sendo utilizado os materiais disponíveis, uma canoa e um mar. Dentro deste mar, foram escondidos peixinhos de plástico.

Os alunos puderam explorar e encontrar no mar os peixinhos e cantarem a música, substituindo os nomes:
A canoa virou,
por deixar ela virar,
foi por causa de _______________
que não soube remar.
Se eu fosse um peixinho
e soubesse nadar,
eu tirava ________________
lá do fundo do mar!

Na segunda atividade cada aluno recebe um prato de papelão com gotas de tinta. Utilizando as mãozinhas, os alunos poderão explorar o espaço, pintando-o. Depois, utilizando os mesmos pratos, formarão um peixe, conforme a imagem.

A terceira e última atividade: visa exercitar os braços e pernas. A professora criará na sala de aula uma piscina de bolinhas. Nela, os alunos poderão entrar e sair, deitar, rolar, explorar de todas as formas possíveis o ambiente.

Bom Projeto



Campo de experiência:  (EI01CG01) Movimentar-se para expressar corporalmente emoções, necessidades desejos, manifestando suas intenções comunicativas. (EI01EO03) Interagir com seus pares, crianças de outras faixas etárias e com adultos ao explorar espaços, materiais, objetos e brinquedos. A. Interagir com crianças da mesma idade e idades diferentes; (EI01TS01) Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos de uso cotidiano, experimentando diferentes sons.B. Criar músicas e fazer improvisações musicais. C. Explorar sons no entorno e estar atento ao silêncio D. Reconhecer e fazer marcação de ritmos diversos por meio de palmas, instrumentos, batimentos de pés e mãos e movimentos dirigidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário