PROJETO: BEIJINHO SIM, MORDIDA NÃO!
TEMA: Beijinho Sim, Mordida Não!
EIXO: Comunicação e Múltiplas Linguagens/ Identidade e Diversidade
/ Sustentabilidades e Protagonismo
CONTEÚDOS: Linguagem Oral e Escrita, artes visuais, música,
movimento e natureza e sociedade
TEMPO DE DURAÇÃO: Duas semanas ou enquanto houver necessidade
* Fotos com autorizção dos responsáveis.
JUSTIFICATIVA: Essa sequência surgiu a partir do comportamento impulsivo das
mordidas das crianças na turma de 1° ano. Observamos que na disputa de
brinquedos, pessoas de seu convívio e na busca por novas sensações algumas
crianças começaram a morder, bater e empurrar, situação que a cada dia está
ficando mais difícil. Ai vem a nossa preocupação e pergunta; o que está
acontecendo, e o que fazer? Vale lembrar que as crianças estão na fase oral,
consequentemente estão aprendendo a exteriorizar suas angústias, medos,
frustrações, anseios e descobertas. E são as mãos e os dentes que usam como
instrumento de defesa para marcar, chamar a atenção, aliviar o stress e a
irritação, até porque eles não conseguem expressar através da fala o que estão
sentindo. Por isso pretendemos trabalhar de forma lúdica para melhorar essa
situação que esta prejudicando bastante a turma.
OBJETIVO GERAL: Construir um convívio onde as crianças percebam que
morder dói e machuca o amiguinho!
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Aprender a conviver em grupo no espaço da instituição, criando
bons hábitos e respeitar os combinados da turma;
- Saber para que serve a boca e refletir sobre o que é certo e
errado;
- Aprender a dividir objetos, brinquedos e pessoas;
- Através da brincadeira promover a interação e afetividade;
- Estimular a oralidade, a coordenação motora fina e expressão corporal;
- Atividades de manipulação de papel, como rasgar, amassar e fazer bolinhas com
papel, tudo para aliviar a agressividade.
RECURSOS DIDÁTICOS:
- Histórias sequenciada, revistas e jornais, ;
- Espelho, durex;
- Tinta guache pincéis e esponjas;
- Papel 40k, papelão, tinta guache, cola branca, pincel;
- Maquinas fotográfica;
- Som;
- Imagens de pessoas.
APRESENTAÇÃO OU INTRODUÇÃO: Na rodinha vamos apresentar uma boca
grande e perguntar para as crianças para que serve a boca? Explicar que todos
têm boca e que a boca serve para comer, tomar sorvete, morder maçã, melancia,
carne... E o cachorro faz o que? Cachorro morde? Aproveitar o momento e
contar a história: “Mordida não, Napoleão!”
Para ler a história clique aqui:
https://educacaoetransformacaooficial.blogspot.com/2019/04/livro-mordida-nao-napoleao.html?m=1
PRÁTICA 1 - Na rodinha contar a história, “Mordida não,
Napoleão!” e conversar com as crianças sobre a história dando ênfase quem morde
é cachorro, criança beijinho. Solicitar que as crianças deem beijinhos em si
mesmos, jogue beijos para os colegas e façam um carinho.
PRÁTICA 2 - Trabalhando com o espelho, na rodinha conversar com as
crianças sobre a boca e apresentar para elas um espelho e pedir para que cada
um observe sua boca no espelho. Após apresentar uma boca confeccionada com
papelão, deixar as crianças manusear a boca observando o que tem dentro da
boca, dentes? Língua? E para que servem? Conversar com as crianças sobre o que
podemos fazer com nossa boca? A boca pode morder o que? Apresentar imagens de
alimentos e lembrar as crianças do lema da sala, ”beijinho sim, mordida não!”
PRÁTICA 3 - Rasgadura de papel. Distribuir revistas e jornal para
as crianças realizar rasgadura e confeccionar um bola de papel e brincar com a
bola na caixa onde eles deveram encaixar a bola para que ela entre dentro da
caixa, esvaziar a caixa e deixar que coloquem de novo, brincar enquanto houver
interesse.
CULMINÂNCIA:
Confeccionar com a turma o mural da afetividade, com imagens de pessoas se
abraçando, beijando ou fazendo carinho. Observar e conversar sobre as
imagens. Deixar cartaz exposto na sala. Lembrar que mordidas jamais.
Referências bibliográficas:
https://educacaoetransformacaooficial.blogspot.com/2019/04/projeto-beijinho-sim-mordida-nao.html
A. Brincar de faz de conta, assumindo diferentes papéis, criando cenários e tramas diversas que permitem significar e ressignificar o mundo social;
B. Solicitar aconchego em situações cotidianas;
C. Brincar e vivenciar brincadeiras inventadas em diferentes grupos nos espaços internos;
D. Participar e criar peças de teatro com diferentes técnicas: fantoche, marionete, dedoche, sombra e corporal.
E. Conhecer e comunicar elementos que lhes provoquem medos e buscar ajuda para superá-los;
(EI01EO03) Interagir com seus pares, crianças de outras faixas etárias e com adultos ao explorar espaços, materiais, objetos e brinquedos.
A. Interagir com crianças da mesma idade e idades diferentes.




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