quinta-feira, 24 de junho de 2021

Importância: Hora da história



A leitura é de grande importância para o desenvolvimento da inteligência dos bebês e filhos porque é uma função superior do cérebro e ajuda a desenvolver conexões neurológicas.
Além disso, é uma fonte de diversão e alegria;  proporciona a aquisição de cultura, conhecimentos e valores.




Os bebês adoram ler! Eles têm um prazer inato em aprender e os pais podem fomentar este gosto pela leitura desde pequenos.

Mas como?

Lendo histórias para eles, o que gera proximidade física, faz o bebê se sentir  amado e, além disso, a criança vai vendo como se viram as páginas, percebe que se lê da esquerda para a direita, que as palavras são separadas e que as estórias têm começo, meio e fim.






Além disso, a leitura ajuda a desenvolver várias habilidades nos bebês:

– poder de concentração e de observação;

– a fala;

– o vocabulário;

– criatividade e imaginação;

– pensamento lógico na futura criação de textos;

– inteligência emocional, porque percebem como outras pessoas pensam e sentem nas histórias;

– relacionamento social, porque os livros fornecem situações para que expressem seus sentimentos e suas opiniões;

– melhor compreensão do mundo e espírito crítico.





Como ler para os bebês?

– Pegá-los no colo;

– Ler em velocidade normal;

– Dramatizar os diálogos;

– Fazer comentários e apontar com o dedo os desenhos e palavras;

– Encorajar, nunca forçar e respeitar suas preferências.

 

Como motivar?

– Montar uma estante ou caixa para os livros do filho que fique fácil para ele alcançar;

– Colocar livros no carro e em vários ambientes da casa;

– Mostrar que os livros são preciosos, que precisam ser cuidados;

– Dar livros de presente em ocasiões especiais para mostrar o valor da leitura;

– E finalmente dar o modelo, ou seja, que os filhos vejam os pais lendo com gosto.

 

Ler para os filhos desde pequenos é um grande presente que os pais podem dar a eles.













Campo de experiência:
(EI01CG01) Movimentar-se para expressar corporalmente emoções, necessidades desejos, manifestando suas intenções comunicativas.
A. Brincar de faz de conta, assumindo diferentes papéis, criando cenários e tramas diversas que permitem significar e ressignificar o mundo social;
B. Solicitar aconchego em situações cotidianas;
C. Brincar e vivenciar brincadeiras inventadas em diferentes grupos nos espaços internos;
D. Participar e criar peças de teatro com diferentes técnicas: fantoche, marionete, dedoche, sombra e corporal.
E. Conhecer e comunicar elementos que lhes provoquem medos e buscar ajuda para superá-los;
(EI01EF02) Demonstrar interesse ao ouvir a leitura de poemas e a apresentação de músicas.
A. Apreciar leitura feita pelo professor na íntegra sem interferências interpretativas do adulto;
(EI01EF03) Demonstrar interesse ao ouvir histórias lidas ou contadas, observando ilustrações e os movimentos de leitura do adulto- -leitor (modo de segurar o portador e de virar as páginas).
A. Presenciar situações significativas de leitura e escrita;
B. Vivenciar histórias e dramatizações;
(EI01EF05) Imitar as variações de entonação e gestos realizados pelos adultos, ao ler histórias e ao cantar.
A. Emitir sons articulados e gestos interpretados pelo adulto;
B. Explorar a sonoridade das palavras.
(EI01EF07) Conhecer e manipular materiais impressos e audiovisuais em diferentes portadores (livro, revista, gibi, jornal, cartaz, CD, tablet etc.).
A. Ter acesso à biblioteca;
B. Escolher livros e lê-los à sua maneira.




Fonte: https://emais.estadao.com.br/blogs/educar-para-a-felicidade/a-importancia-da-leitura-para-o-seu-bebe/
Fonte Fotos: Cristiane Caldas





































 

Nenhum comentário:

Postar um comentário