quinta-feira, 24 de junho de 2021

Projeto - Bandinha sensorial






Com pinturas na parede, gancho para mudar materiais a ser explorados toda semana , móbile musical.





PROJETO: Musicalização: Onde tudo vira música é só ter imaginação.

PROBLEMA: Como trabalhar musicalização com bebês de 04 a 12 meses?

 

JUSTIFICATIVA:

A música possui um papel importante na educação das crianças. Ela contribui para o desenvolvimento psicomotor, sócio afetivo, cognitivo e linguístico, além de ser facilitadora do processo de construção do conhecimento. Favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, da memória, da concentração e da atenção.

 Observamos que os bebês do berçário I A, reagem de maneiras diferenciadas aos sons que são apresentados durante a rotina de trabalho. Sendo assim sentimos a necessidade de explorar junto a eles as variedades sonoras que podemos executar com os materiais em sala, buscando também utilizar e confeccionar objetos a fim de encontrar e realizar múltiplas possibilidades sonoras.

 

OBJETIVO GERAL: Promover atividades que estimulem e permitam um contato direto e indireto dos bebês com sons em geral.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

§  Estimular a percepção visual, tátil e auditiva.

§  Proporcionar atividades com a participação dos pais.

§  Explorar diferentes gêneros e ritmos musicais.

 

CONTEÚDOS:

 IDENTIDADE E AUTONOMIA.

§  Eu e o outro

§  Comunicação e expressão: corporal e oral

§  Repouso

ARTES VISUAIS.

§  Exploração de materiais

MÚSICA.

§  Canto

§  Linguagem musical

§  Ritmos e gêneros musicais

SOCIEDADE E NATUREZA

§  Família e Escola

CORPO E MOVIMENTO

§  Expressividade

§  Coordenação motora ampla e fina.

 

METODOLOGIA:

Ø  ATIVIDADE 1- Selecionar músicas infantis e gravar um cd para cada criança.

Ø  ATIVIDADE 2 – Escolher 10 músicas para confeccionar um livro utilizando diferentes tipos de materiais para realizar as ilustrações com tinta guache.

Ø  ATIVIDADE 3- Pedir para os pais confeccionarem um instrumento musical com seus filhos para estarem trazendo para o C.E.I. Junto com o pedido será enviado um formulário para os pais estarem registrando como foi a experiência de confeccionar um instrumento musical com o seu filho e por que foi optado por determinado instrumento.

Ø  ATIVIDADE 4- Socialização com os instrumentos confeccionados. (neste momento as crianças poderão estar brincando com os instrumentos).

Ø  ATIVIDADE 5 – Confeccionar um móbile para a sala com os instrumentos.

Ø  ATIVIDADE 6- Realizar uma pesquisa com os pais com as seguintes perguntas:

§  Quais cantigas que faziam parte de sua infância?

§  Quais você ainda canta para seu filho?

§  Você acha importante trabalhar o tema musicalização com os bebês? Porque?

§  Qual tipo de música costumam ouvir em casa?

Ø  ATIVIDADE 7- Músicas com gestos: Parabéns pra você, jacaré, borboletinha, seu Noé.

Ø  ATIVIDADE 8- Oferecer em dias pré estabelecidos, diferentes tipos de músicas, observar e registrar a reação de cada criança durante a atividade. Tipos de músicas a serem utilizadas: Rock, clássica, sertaneja, instrumental, e sons variados (martelo, serrote, porta, água, chocalhos, sons de animais entre outros).

Ø  ATIVIDADE 9- Com tinta caseira pintar um painel em forma de violão para colar as letras e ilustrações das músicas trabalhadas.

Ø  ATIVIDADE 10- Utilizar diferentes utensílios para produzir sons tampas de panela, colher, canecas e pratos.

Ø  ATIVIDADE 11- Baú com instrumentos musicais para as crianças brincarem.

Ø  ATIVIDADE 12- Recortar imagens relacionadas a música para colar no chão da sala, proporcionando assim um contato visual.

Ø  ATIVIDADE 13 – Música para hora do banho.

Ø  ATIVIDADE 14 – Música serra serra serrador. Com a criança sentada no colo, para desenvolver o equilíbrio.

Ø  ATIVIDADE 15 – Convidar a professora Tatiane para cantar e tocar violão para as crianças.

Ø  ATIVIDADE 16 – Dvds de músicas para o dia do vídeo na segunda- feira (Xuxa Só Para Baixinhos, Bebê Mais Musicas, Cocoricó).

Ø  ATIVIDADE 17 – Produzir sons com diferentes partes do corpo.( palmas, estalos de língua e dedos).

 

CRONOGRAMA:

Este projeto será intercalado com o projeto anual, sendo que seu término esta programado para o final do mês de agosto.

 

AVALIAÇÃO:

§  Movimenta-se ao ouvir diferentes sons.

§  Demonstra prazer em ouvir sons.

§  Percebe variações sonoras.

§  Explora com prazer diferentes materiais.

§  Manipula brinquedos e materiais sonoros.

§  Produz música utilizando partes do corpo.

§  Vocaliza em resposta aos estímulos (imite sons quer com estímulos do adulto ou do ambiente).

§  Rabisca.

§  Observa imagens.

§  Experimenta diversos materiais.

§  Demonstra espontaneidade em movimentar seu próprio corpo.

§  Demonstra prazer em movimentar seu próprio corpo ao ouvir sons diversos.

 

Fonte: http://ceiivetespeziaschmitt.blogspot.com/2012/10/projeto-musica-no-bercario-i.html
Fotos Fonte: Cristiane Caldas

Campo de Experiência:Campos de Experiência: (EI01CG03) Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais em interações e brincadeiras. (EI01EF05) Imitar as variações de entonação e gestos realizados pelos adultos, ao ler histórias e ao cantar.(EI01EF06) Comunicar-se com outras pessoas usando movimentos, gestos, balbucios, fala e outras formas de expressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário