Com pinturas na parede, gancho para mudar materiais a ser explorados toda semana , móbile musical.
PROJETO: Musicalização: Onde tudo vira música é só ter imaginação.
PROBLEMA: Como
trabalhar musicalização com bebês de 04 a 12 meses?
JUSTIFICATIVA:
A música possui um papel importante
na educação das crianças. Ela contribui para o desenvolvimento psicomotor,
sócio afetivo, cognitivo e linguístico, além de ser facilitadora do processo de
construção do conhecimento. Favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, da
criatividade, do senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, da
memória, da concentração e da atenção.
Observamos que os bebês do
berçário I A, reagem de maneiras diferenciadas aos sons que são apresentados
durante a rotina de trabalho. Sendo assim sentimos a necessidade de explorar
junto a eles as variedades sonoras que podemos executar com os materiais em
sala, buscando também utilizar e confeccionar objetos a fim de encontrar e
realizar múltiplas possibilidades sonoras.
OBJETIVO GERAL: Promover
atividades que estimulem e permitam um contato direto e indireto dos bebês com
sons em geral.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
§ Estimular
a percepção visual, tátil e auditiva.
§ Proporcionar
atividades com a participação dos pais.
§ Explorar
diferentes gêneros e ritmos musicais.
CONTEÚDOS:
IDENTIDADE E AUTONOMIA.
§ Eu e o
outro
§ Comunicação
e expressão: corporal e oral
§ Repouso
ARTES VISUAIS.
§ Exploração
de materiais
MÚSICA.
§ Canto
§ Linguagem
musical
§ Ritmos
e gêneros musicais
SOCIEDADE E NATUREZA
§ Família
e Escola
CORPO E MOVIMENTO
§ Expressividade
§ Coordenação
motora ampla e fina.
METODOLOGIA:
Ø ATIVIDADE
1- Selecionar músicas infantis e gravar um cd para cada criança.
Ø ATIVIDADE
2 – Escolher 10 músicas para confeccionar um livro utilizando
diferentes tipos de materiais para realizar as ilustrações com tinta guache.
Ø ATIVIDADE
3- Pedir para os pais confeccionarem um instrumento musical com seus
filhos para estarem trazendo para o C.E.I. Junto com o pedido será enviado um
formulário para os pais estarem registrando como foi a experiência de
confeccionar um instrumento musical com o seu filho e por que foi optado por
determinado instrumento.
Ø ATIVIDADE
4- Socialização com os instrumentos confeccionados. (neste momento as
crianças poderão estar brincando com os instrumentos).
Ø ATIVIDADE
5 – Confeccionar um móbile para a sala com os instrumentos.
Ø ATIVIDADE
6- Realizar uma pesquisa com os pais com as seguintes perguntas:
§ Quais
cantigas que faziam parte de sua infância?
§ Quais
você ainda canta para seu filho?
§ Você
acha importante trabalhar o tema musicalização com os bebês? Porque?
§ Qual
tipo de música costumam ouvir em casa?
Ø ATIVIDADE
7- Músicas com gestos: Parabéns pra você, jacaré, borboletinha, seu
Noé.
Ø ATIVIDADE
8- Oferecer em dias pré estabelecidos, diferentes tipos de músicas,
observar e registrar a reação de cada criança durante a atividade. Tipos de
músicas a serem utilizadas: Rock, clássica, sertaneja, instrumental, e sons
variados (martelo, serrote, porta, água, chocalhos, sons de animais entre
outros).
Ø ATIVIDADE
9- Com tinta caseira pintar um painel em forma de violão para colar as
letras e ilustrações das músicas trabalhadas.
Ø ATIVIDADE
10- Utilizar diferentes utensílios para produzir sons tampas de
panela, colher, canecas e pratos.
Ø ATIVIDADE
11- Baú com instrumentos musicais para as crianças brincarem.
Ø ATIVIDADE
12- Recortar imagens relacionadas a música para colar no chão da sala,
proporcionando assim um contato visual.
Ø ATIVIDADE
13 – Música para hora do banho.
Ø ATIVIDADE
14 – Música serra serra serrador. Com a criança sentada no colo, para
desenvolver o equilíbrio.
Ø ATIVIDADE
15 – Convidar a professora Tatiane para cantar e tocar violão para as
crianças.
Ø ATIVIDADE
16 – Dvds de músicas para o dia do vídeo na segunda- feira (Xuxa Só
Para Baixinhos, Bebê Mais Musicas, Cocoricó).
Ø ATIVIDADE
17 – Produzir sons com diferentes partes do corpo.( palmas, estalos de
língua e dedos).
CRONOGRAMA:
Este projeto será intercalado com o
projeto anual, sendo que seu término esta programado para o final do mês de
agosto.
AVALIAÇÃO:
§ Movimenta-se
ao ouvir diferentes sons.
§ Demonstra
prazer em ouvir sons.
§ Percebe
variações sonoras.
§ Explora
com prazer diferentes materiais.
§ Manipula
brinquedos e materiais sonoros.
§ Produz
música utilizando partes do corpo.
§ Vocaliza
em resposta aos estímulos (imite sons quer com estímulos do adulto ou do
ambiente).
§ Rabisca.
§ Observa
imagens.
§ Experimenta
diversos materiais.
§ Demonstra
espontaneidade em movimentar seu próprio corpo.
§ Demonstra
prazer em movimentar seu próprio corpo ao ouvir sons diversos.
Fonte: http://ceiivetespeziaschmitt.blogspot.com/2012/10/projeto-musica-no-bercario-i.html
Campo de Experiência:Campos de Experiência: (EI01CG03) Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais em interações e brincadeiras. (EI01EF05) Imitar as variações de entonação e gestos realizados pelos adultos, ao ler histórias e ao cantar.(EI01EF06) Comunicar-se com outras pessoas usando movimentos, gestos, balbucios, fala e outras formas de expressão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário