

Durante a educação infantil é onde a criança desenvolve suas capacidades e habilidades cognitivas e trabalhar com a matemática nessa fase é importante, pois, é quando a criança aprimora o raciocínio lógico e a criatividade.


Os fundamentos para o desenvolvimento matemático das crianças estabelecem-se nos primeiros anos. A aprendizagem matemática constrói-se através da curiosidade e do entusiasmo das crianças e cresce naturalmente a partir das suas experiências [...]. A vivência de experiências matemáticas adequadas desafia as crianças a explorarem ideias relacionadas com padrões, formas, número e espaço duma forma cada vez mais sofisticada (PIAGET, 1976, p.73).


A educação infantil, como primeira etapa da educação básica, ganha relevância a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em especial no Referencial Curricular nacional da Educação Infantil quando apontam que se devem garantir experiências em contextos significativos que explorem relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaciotemporais e ultimamente, maior importância na Base Nacional Curricular Comum (BNCC).


A matemática está presente diariamente em nosso cotidiano e com a criança não poderia ser diferente, por exemplo, enquanto a criança brinca ela usa a matemática para medir distância, para diferenciar o pesado do leve, ela desenvolve conceitos espaciais como cima e embaixo, fora e dentro, frente e atrás, etc. Ela deve ser ensinada às crianças como um meio de interpretação das coisas que nos rodeiam diariamente, assim formando pessoas conscientes para a cidadania e a criatividade e não somente como memorização. Existem diversas formas de trabalhar a matemática na Educação Infantil, pois ela está presente na arte, na música, em histórias na forma de como organizamos o pensamento, nas brincadeiras e nos jogos.


Na Educação Infantil, o trabalho com noções matemáticas deve atender, por um lado, às necessidades da própria criança de construir conhecimentos que incidam nos mais variados domínios do pensamento e, por outro, precisa corresponder a uma necessidade social de melhor instrumentalizá-la para viver, participar e compreender um mundo que exige diferentes conhecimentos e habilidades (VIRGULINO, 2014, p. 78).
Todos os trabalhos apresentados foram confeccionados pela Professora Cristiane Caldas e alunos em Planejamento sobre Semana da Matemática, Projeto Sensaçãoes Intensas e Cores no Berçário e Maternal.


Devemos levar em
consideração que a matemática não é apenas cálculos e sim que ela está presente
diariamente em nossas vidas quase sempre de modo informal e na educação
infantil é importante que ela seja trabalhada de forma lúdica, buscando sempre
trazer prazer as crianças na hora da construção do seu conhecimento, os jogos,
pois eles auxiliam na formação de atitude, como enfrentar desafios, buscar
soluções, desenvolver críticas, criação de estratégias e da possibilidade de
alterar as brincadeiras quando o resultado não for satisfatório
Fonte: https://www2.faccat.br/portal/sites/default/files/31%20CO.pdf
BRASIL. RCNEI – Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil – Brasil:1998.
Fonte fotos: Cristiane Caldas
Fotos com autorização dos responsáveis
Fonte fotos: Cristiane Caldas
Fotos com autorização dos responsáveis
Nenhum comentário:
Postar um comentário