quinta-feira, 24 de junho de 2021

Trabalhando cores! Muita cor e tintas!!!


As cores possuem uma relação direta com a forma como as crianças começam a perceber o mundo. Você já reparou que brinquedos infantis geralmente são bastante coloridos?
É por meio desse tipo de artifício que, por exemplo, bebês são estimulados a diferenciarem, e também tocarem, os diversos objetos que o cercam. Esse tipo de experiência tem como resultado o aprimoramento das capacidades motora e cognitiva. Em outras palavras, as cores despertam a atenção e ajudam a perceber a realidade a sua volta. 
Outro exemplo interessante está relacionado com a atividade de colorir e rabiscar. É também por meio das cores que as crianças começam a se expressar, desenvolvendo coordenação, concentração e a paciência de fazer uma tarefa até o final. 
O princípio é o mesmo quando levamos esse conhecimento para dentro da sala de aula. Móveis coloridos deixam as crianças mais atentas, e promovem conexões com o mundo exterior. A cor azul que parece com o céu. A mesa verde que parece com a grama. E assim sucessivamente.
Cada cor é um universo de significados, por isso escolhemos muito bem cada uma delas.
(
Fonte: 
https://linearica.com.br/artigos/arquitetura-pedagogica/a-importancia-das-cores-para-o-aprendizado)

Códigos BNCC nas atividades (códigos para o Berçário I)

(EI01TS02) Traçar marcas gráficas em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas.
(EI01ET01) Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura), por meio da brincadeira.
(EI01ET02) Explorar relações de causa e efeito (transbordar, tingir, misturar, mover e remover etc.) na interação com o mundo físico.
(EI01CG05) Utilizar os movimentos de preensão, encaixe e lançamento, ampliando suas possibilidades de manuseio e exploração de diferentes materiais e objetos.






Fonte fotos: Cristiane Caldas
Fotos com autorização dos responsáveis e direitos autorais: Jenifer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário