quinta-feira, 24 de junho de 2021

Projeto - Estímulo da oralidade - Sons - Bartolino


Fiz um livro com imagens da canção Bartolino, com sons de animais. As crianças imitavam com muita aegria os sons e reconheciam quando apareciam as figuras: Fiz esse vídeo para mostrar como era esse trabalho: 






Essa música era do Padre Zezinho, se chama Jibóia. Fiz um fantoche de cobra com dentes grandes e riamos muito com a canção, confira a canção: https://www.youtube.com/watch?v=bpTaErhTkE0




Trabalhei a música dos Indiozinhos com imagens reais dos indios, jacaré, numerais, bote e rio. O gestual é necessário para entenderem a ação e codificar os movimentos das mãos.


PROJETO MÚSICA NO BERÇÁRIO I

PROJETO ACORDES: MÚSICA NO BERÇÁRIO

TURMA: BERÇÁRIO

PROJETO: Musicalização: Onde tudo vira música é só ter imaginação.

PROBLEMA: Como trabalhar musicalização com bebês de 04 a 12 meses?

JUSTIFICATIVA:

A música possui um papel importante na educação das crianças. Ela contribui para o desenvolvimento psicomotor, sócio afetivo, cognitivo e linguístico, além de ser facilitadora do processo de construção do conhecimento. Favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, da memória, da concentração e da atenção.

 Observamos que os bebês do berçário I A, reagem de maneiras diferenciadas aos sons que são apresentados durante a rotina de trabalho. Sendo assim sentimos a necessidade de explorar junto a eles as variedades sonoras que podemos executar com os materiais em sala, buscando também utilizar e confeccionar objetos a fim de encontrar e realizar múltiplas possibilidades sonoras.

OBJETIVO GERAL: Promover atividades que estimulem e permitam um contato direto e indireto dos bebês com sons em geral.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  Estimular a percepção visual, tátil e auditiva.

  Proporcionar atividades com a participação dos pais.

  Explorar diferentes gêneros e ritmos musicais.

CONTEÚDOS:

IDENTIDADE E AUTONOMIA.

  Eu e o outro

  Comunicação e expressão: corporal e oral

  Repouso

ARTES VISUAIS.

  Exploração de materiais

MÚSICA.

  Canto

  Linguagem musical

  Ritmos e gêneros musicais

SOCIEDADE E NATUREZA

  Família e Escola

CORPO E MOVIMENTO

  Expressividade

  Coordenação motora ampla e fina.

METODOLOGIA:

  ATIVIDADE 1- Selecionar músicas infantis e gravar um cd para cada criança.

  ATIVIDADE 2 – Escolher 10 músicas para confeccionar um livro utilizando diferentes tipos de materiais para realizar as ilustrações com tinta guache.

  ATIVIDADE 3- Pedir para os pais confeccionarem um instrumento musical com seus filhos para estarem trazendo para o C.E.I. Junto com o pedido será enviado um formulário para os pais estarem registrando como foi a experiência de confeccionar um instrumento musical com o seu filho e por que foi optado por determinado instrumento.

  ATIVIDADE 4- Socialização com os instrumentos confeccionados. (neste momento as crianças poderão estar brincando com os instrumentos).

  ATIVIDADE 5 – Confeccionar um móbile para a sala com os instrumentos.

  ATIVIDADE 6- Realizar uma pesquisa com os pais com as seguintes perguntas:

  Quais cantigas que faziam parte de sua infância?

  Quais você ainda canta para seu filho?

  Você acha importante trabalhar o tema musicalização com os bebês? Porque?

  Qual tipo de música costumam ouvir em casa?

  ATIVIDADE 7- Músicas com gestos: Parabéns pra você, jacaré, borboletinha, seu Noé.

  ATIVIDADE 8- Oferecer em dias pré estabelecidos, diferentes tipos de músicas, observar e registrar a reação de cada criança durante a atividade. Tipos de músicas a serem utilizadas: Rock, clássica, sertaneja, instrumental, e sons variados (martelo, serrote, porta, água, chocalhos, sons de animais entre outros).

  ATIVIDADE 9- Com tinta caseira pintar um painel em forma de violão para colar as letras e ilustrações das músicas trabalhadas.

  ATIVIDADE 10- Utilizar diferentes utensílios para produzir sons tampas de panela, colher, canecas e pratos.

  ATIVIDADE 11- Baú com instrumentos musicais para as crianças brincarem.

  ATIVIDADE 12- Recortar imagens relacionadas a música para colar no chão da sala, proporcionando assim um contato visual.

  ATIVIDADE 13 – Música para hora do banho.

  ATIVIDADE 14 – Música serra serra serrador. Com a criança sentada no colo, para desenvolver o equilíbrio.

  ATIVIDADE 15 – Convidar a professora Tatiane para cantar e tocar violão para as crianças.

  ATIVIDADE 16 – Dvds de músicas para o dia do vídeo na segunda- feira (Xuxa Só Para Baixinhos, Bebê Mais Musicas, Cocoricó).

  ATIVIDADE 17 – Produzir sons com diferentes partes do corpo.( palmas, estalos de língua e dedos).

CRONOGRAMA:

Este projeto será intercalado com o projeto anual, sendo que seu término esta programado para o final do mês de agosto.

AVALIAÇÃO:

  Movimenta-se ao ouvir diferentes sons.

  Demonstra prazer em ouvir sons.

  Percebe variações sonoras.

  Explora com prazer diferentes materiais.

  Manipula brinquedos e materiais sonoros.

  Produz música utilizando partes do corpo.

  Vocaliza em resposta aos estímulos (imite sons quer com estímulos do adulto ou do ambiente).

  Rabisca.

  Observa imagens.

  Experimenta diversos materiais.

  Demonstra espontaneidade em movimentar seu próprio corpo.

  Demonstra prazer em movimentar seu próprio corpo ao ouvir sons diversos.



Campo de Experiência: (EI01EF02) Demonstrar interesse ao ouvir a leitura de poemas e a apresentação de músicas.(EI01CG03) Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais em interações e brincadeiras.(EI01EO03) Interagir com seus pares, crianças de outras faixas etárias e com adultos ao explorar espaços, materiais, objetos e brinquedos.(EI01CG01) Movimentar-se para expressar corporalmente emoções, necessidades desejos, manifestando suas intenções comunicativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário