Fiz um livro com imagens da canção Bartolino, com sons de animais. As crianças imitavam com muita aegria os sons e reconheciam quando apareciam as figuras: Fiz esse vídeo para mostrar como era esse trabalho:
Essa música era do Padre Zezinho, se chama Jibóia. Fiz um fantoche de cobra com dentes grandes e riamos muito com a canção, confira a canção: https://www.youtube.com/watch?v=bpTaErhTkE0
PROJETO MÚSICA NO BERÇÁRIO I
PROJETO ACORDES: MÚSICA NO BERÇÁRIO
TURMA: BERÇÁRIO
PROJETO: Musicalização: Onde tudo vira música
é só ter imaginação.
PROBLEMA: Como trabalhar musicalização com
bebês de 04 a 12 meses?
JUSTIFICATIVA:
A música possui um
papel importante na educação das crianças. Ela contribui para o desenvolvimento
psicomotor, sócio afetivo, cognitivo e linguístico, além de ser facilitadora do
processo de construção do conhecimento. Favorecendo o desenvolvimento da
sensibilidade, da criatividade, do senso rítmico, do prazer de ouvir música, da
imaginação, da memória, da concentração e da atenção.
Observamos que os bebês do berçário I A,
reagem de maneiras diferenciadas aos sons que são apresentados durante a rotina
de trabalho. Sendo assim sentimos a necessidade de explorar junto a eles as
variedades sonoras que podemos executar com os materiais em sala, buscando
também utilizar e confeccionar objetos a fim de encontrar e realizar múltiplas
possibilidades sonoras.
OBJETIVO GERAL: Promover atividades que estimulem e
permitam um contato direto e indireto dos bebês com sons em geral.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Estimular a percepção visual, tátil e auditiva.
Proporcionar atividades com a participação dos
pais.
Explorar diferentes gêneros e ritmos musicais.
CONTEÚDOS:
IDENTIDADE E AUTONOMIA.
Eu e o outro
Comunicação e expressão: corporal e oral
Repouso
ARTES VISUAIS.
Exploração de materiais
MÚSICA.
Canto
Linguagem musical
Ritmos e gêneros musicais
SOCIEDADE E NATUREZA
Família e Escola
CORPO E MOVIMENTO
Expressividade
Coordenação motora ampla e fina.
METODOLOGIA:
ATIVIDADE 1- Selecionar
músicas infantis e gravar um cd para cada criança.
ATIVIDADE 2 – Escolher
10 músicas para confeccionar um livro utilizando diferentes tipos de materiais
para realizar as ilustrações com tinta guache.
ATIVIDADE 3- Pedir
para os pais confeccionarem um instrumento musical com seus filhos para estarem
trazendo para o C.E.I. Junto com o pedido será enviado um formulário para os
pais estarem registrando como foi a experiência de confeccionar um instrumento
musical com o seu filho e por que foi optado por determinado instrumento.
ATIVIDADE 4- Socialização
com os instrumentos confeccionados. (neste momento as crianças poderão estar
brincando com os instrumentos).
ATIVIDADE 5 – Confeccionar
um móbile para a sala com os instrumentos.
ATIVIDADE 6- Realizar
uma pesquisa com os pais com as seguintes perguntas:
Quais cantigas que
faziam parte de sua infância?
Quais você ainda
canta para seu filho?
Você acha importante
trabalhar o tema musicalização com os bebês? Porque?
Qual tipo de música
costumam ouvir em casa?
ATIVIDADE 7- Músicas
com gestos: Parabéns pra você, jacaré, borboletinha, seu Noé.
ATIVIDADE 8- Oferecer
em dias pré estabelecidos, diferentes tipos de músicas, observar e registrar a
reação de cada criança durante a atividade. Tipos de músicas a serem
utilizadas: Rock, clássica, sertaneja, instrumental, e sons variados (martelo,
serrote, porta, água, chocalhos, sons de animais entre outros).
ATIVIDADE 9- Com
tinta caseira pintar um painel em forma de violão para colar as letras e
ilustrações das músicas trabalhadas.
ATIVIDADE 10- Utilizar
diferentes utensílios para produzir sons tampas de panela, colher, canecas e
pratos.
ATIVIDADE 11- Baú
com instrumentos musicais para as crianças brincarem.
ATIVIDADE 12- Recortar
imagens relacionadas a música para colar no chão da sala, proporcionando assim
um contato visual.
ATIVIDADE 13 – Música
para hora do banho.
ATIVIDADE 14 – Música
serra serra serrador. Com a criança sentada no colo, para desenvolver o
equilíbrio.
ATIVIDADE 15 – Convidar
a professora Tatiane para cantar e tocar violão para as crianças.
ATIVIDADE 16 – Dvds
de músicas para o dia do vídeo na segunda- feira (Xuxa Só Para Baixinhos, Bebê
Mais Musicas, Cocoricó).
ATIVIDADE 17 –
Produzir sons com diferentes partes do corpo.( palmas, estalos de língua e
dedos).
CRONOGRAMA:
Este projeto será
intercalado com o projeto anual, sendo que seu término esta programado para o
final do mês de agosto.
AVALIAÇÃO:
Movimenta-se ao
ouvir diferentes sons.
Demonstra prazer em
ouvir sons.
Percebe variações
sonoras.
Explora com prazer
diferentes materiais.
Manipula brinquedos
e materiais sonoros.
Produz música
utilizando partes do corpo.
Vocaliza em resposta
aos estímulos (imite sons quer com estímulos do adulto ou do ambiente).
Rabisca.
Observa imagens.
Experimenta diversos
materiais.
Demonstra
espontaneidade em movimentar seu próprio corpo.
Demonstra prazer em
movimentar seu próprio corpo ao ouvir sons diversos.
Campo de Experiência: (EI01EF02) Demonstrar interesse ao ouvir a leitura de poemas e a apresentação de músicas.(EI01CG03) Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais em interações e brincadeiras.(EI01EO03) Interagir com seus pares, crianças de outras faixas etárias e com adultos ao explorar espaços, materiais, objetos e brinquedos.(EI01CG01) Movimentar-se para expressar corporalmente emoções, necessidades desejos, manifestando suas intenções comunicativas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário