quinta-feira, 24 de junho de 2021

Projeto Estimulação Sensorial

 


 

 


 

 







PROJETO ESTIMULAÇÃO SENSORIAL
OBJETIVOS: 

Estimular os diversos canais sensoriais de forma integrada (visão, tato, olfato, paladar).  Favorecendo a criança reconhecer seu próprio corpo suas funções e as sensações, desenvolvendo a percepção sensorial, presentes em seu cotidiano.

TATO – Experiências com diferentes texturas, consistências e contato: percepção tátil de diferentes superfícies (lisas, crespas, ásperas e macias...), variação de temperaturas  (quente/frio).

VISÃO – Experiências com diferentes intensidades de luzes, cores e contrastantes: nuance com luzes e cores (painel luminoso - amarelo/azul/vermelho/verde), contrastes - branco e preto / amarelo e preto/vermelho e preto;

AUDIÇÃO– Experiências com diversos sons e efeitos sonoros: percepção auditiva com sons variados, (músicas, ruídos e tons diversos). 

OLFATO – Experiências com diferentes odores e aromas: identificar diferentes cheiros,café, canela, camomila, hortelã etc.

PALADAR  – Experiências orais e com sabores: percepção gustativa, comparando dois sabores   azedo/doce, salgado/doce etc;

CAIXA TÁTIL
Estimulação visual, auditiva e tátil: caixinhas com diferentes,cores,texturas e sons.

CHOCALHOS SENSORIAIS I

CHOCALHO GRUDA-GRUDA (tecido azul - tampinhas de garrafas/ lixa – pregos)

CHOCALHO SENSORIAL     (E.V. A amarelo - arroz / lixa preta – feijão)

CHOCALHO OURO-PRATA (tecido prata – moedas / tecido ouro - pedrinhas)

Compreender e identificar os sons

Favorecer a abertura das mãos, sua junção na linha média e o desenvolvimento da coordenação

Desenvolver a coordenação olho mão, olho-objeto, ouvido-mão;

Estimular o desejo de estender o braço para tocar, pegar e desenvolver a preensão palmar;

Desenvolver a coordenação motora, o movimento e fortalecimento das mãos, braços, pernas e corpo;

Desenvolver a habilidade tátil para reconhecimento de forma, textura e grandeza; 

CHOCALHOS SENSORIAIS II

Estimulação visual, auditiva e tátil:  com cores, texturas, espessura  e sons diferenciados.


Justificativa: Observando e pesquisando sobre o desenvolvimento das crianças do Berçário II, chegamos à conclusão que se faz necessário um plano de estimulação motora, cognitiva e emocional. Desta forma, o presente projeto pretende contribuir com o trabalho de estimulação desenvolvido com crianças de 10 a 18 meses, explorando os cinco sentidos: tato, visão, paladar, olfato e audição.

Nessa fase as crianças estão descobrindo o mundo através das sensações e estímulos, este mundo é dominado pelas sensações trazidas pelo tato, visão, audição, paladar e olfato e todos estes momentos tem sabor de descoberta que podem ser enriquecidos pelo professor que criará espaços e desafios.
       Segundo um artigo da Revista Guia Prático para professores de Educação Infantil: “As crianças são seres em construção, maleáveis nas suas capacidades e com uma inteligência que pode expandir à medida que é estimulada pelo ambiente. Quando se estimula uma criança, um leque de oportunidades e de experiências se abre a ela, fazendo explorar, adquirir destrezas e habilidades de uma forma mais natural”. Neste sentido todo o processo de estimulação visa a possibilitar ã criança independência, auto estima, construindo autonomia e segurança para que ela possa enfrentar novas experiências que resultarão em seu crescimento e desenvolvimento.

 

Objetivo Geral: Estimular de forma significativa os bebês a fim de desenvolver os cinco sentidos.

 

Objetivos Específicos:

Estimular o desenvolvimento psicomotor, emocional, social e cognitivo individualmente;

Observar as reações das crianças em cada estimulação do tato, paladar, olfato, visão e audição;

Explorar diferentes objetos e materiais, observando as suas características, propriedades e possibilidades de manuseio.

Explorar o corpo para desenvolver capacidades posturais, motoras e movimentos de pressão, encaixe, rasgar e amassar.

Ampliar gradualmente o conhecimento do seu corpo, a fim de aperfeiçoar seus recursos de deslocamento e ajustar suas habilidades motoras.

Deslocar-se com segurança e destreza no espaço, desenvolvendo atitudes de confiança em suas próprias capacidades motoras.

 

Conteúdos:

Identidade e Autonomia: Adaptação; exploração do espaço; iniciativa para fazer escolhas.

Artes Visuais: Exploração de diversos materiais; elementos constituintes da linguagem visual (texturas), observação e conversação sobre imagens e objetos.

Música: Expressão oral e corporal.

Linguagem: Linguagem oral e corporal.

Matemática: noções de espaço e tempo, formas geométricas, velocidade (rápido, lento, depressa, devagar).

Corpo e Movimento: corpo humano, equilíbrio, coordenação motora, sensações, percepção de ritmo, flexibilidade, controle muscular: encaixar, enfiar, pegar e soltar, subir e descer, empilhar, chutar, escorregar, engatinhar, dançar, correr, andar, saltar, manusear, entre outros, noções de lateralidade.

 

Estratégias:

Túnel colorido (caixa de papelão).

Caixa vazada, encaixe (caixa de papelão).

Estimulação do olfato (cubo perfumado)

Chocalhos de material reciclado feitos com a participação dos pais.

Massinha de modelar.

Rasgar revistas.

Manuseio de areia e brita.

Confecção de móbiles coloridos na sala.

Palmas sensoriais, com materiais tais como: pipoca, algodão, lixa, papelão ondulado.

Tapete das sensações.

Brincadeiras com balões (lançar para o alto, jogar, pegar, soltar...).

Movimentar-se de acordo com o ritmo da música.

Realização de massagem Shantala.

Bolinhas de sabão.

Lenços mágicos coloridos.

Brinquedos que cantam e fazem diferentes barulhos.

Brincadeiras de pegar.

Garrafas coloridas.

Lanterna.

Fantoches.

Livro de texturas.

Montando torre (peças de montar gigantes)

Dia da gelatina colorida.

Banhos lúdicos, com água colorida e espuma e diversos brinquedos.

Banhos de sol na área externa.

Fotos coloridas na parede da sala.



Fonte foto: Cristiane Caldas
Fotos: com autorização dos responsáveis

 GOLDSCHMIED, Elinor & JACKSON, Sonia. Educação de 0 a 3 anos: o atendimento em creche. Porto Alegre: Artmed, 2006.

Imagem: http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=6462736029140444875#editor/target=post;postID=3026428930290229580

Nenhum comentário:

Postar um comentário