PROJETO ESTIMULAÇÃO SENSORIAL
OBJETIVOS:
Estimular os diversos canais sensoriais de forma
integrada (visão, tato, olfato, paladar). Favorecendo a criança
reconhecer seu próprio corpo suas funções e as sensações, desenvolvendo a
percepção sensorial, presentes em seu cotidiano.
TATO – Experiências com diferentes texturas,
consistências e contato: percepção tátil de diferentes superfícies (lisas,
crespas, ásperas e macias...), variação de temperaturas (quente/frio).
VISÃO – Experiências com diferentes intensidades de luzes, cores e
contrastantes: nuance com luzes e cores (painel luminoso -
amarelo/azul/vermelho/verde), contrastes - branco e preto / amarelo e
preto/vermelho e preto;
AUDIÇÃO– Experiências com diversos sons e efeitos sonoros: percepção auditiva
com sons variados, (músicas, ruídos e tons diversos).
OLFATO – Experiências com diferentes odores e aromas: identificar
diferentes cheiros,café, canela, camomila, hortelã etc.
PALADAR – Experiências orais e com sabores: percepção gustativa,
comparando dois sabores azedo/doce, salgado/doce etc;
CAIXA TÁTIL
Estimulação visual, auditiva e tátil: caixinhas com
diferentes,cores,texturas e sons.
CHOCALHOS SENSORIAIS I
CHOCALHO GRUDA-GRUDA (tecido azul - tampinhas de
garrafas/ lixa – pregos)
CHOCALHO SENSORIAL (E.V. A
amarelo - arroz / lixa preta – feijão)
CHOCALHO OURO-PRATA (tecido prata – moedas / tecido
ouro - pedrinhas)
Compreender e identificar os sons
Favorecer a abertura das mãos, sua junção na linha média
e o desenvolvimento da coordenação
Desenvolver a coordenação olho mão, olho-objeto,
ouvido-mão;
Estimular o desejo de estender o braço para tocar, pegar
e desenvolver a preensão palmar;
Desenvolver a coordenação motora, o movimento e
fortalecimento das mãos, braços, pernas e corpo;
Desenvolver a habilidade tátil para reconhecimento de
forma, textura e grandeza;
CHOCALHOS SENSORIAIS II
Estimulação visual, auditiva e tátil: com
cores, texturas, espessura e sons diferenciados.
Justificativa: Observando e pesquisando sobre o desenvolvimento das crianças do
Berçário II, chegamos à conclusão que se faz necessário um plano de estimulação
motora, cognitiva e emocional. Desta forma, o presente projeto pretende
contribuir com o trabalho de estimulação desenvolvido com crianças de 10 a 18
meses, explorando os cinco sentidos: tato, visão, paladar, olfato e audição.
Nessa fase as crianças estão descobrindo o mundo através
das sensações e estímulos, este mundo é dominado pelas sensações trazidas pelo
tato, visão, audição, paladar e olfato e todos estes momentos tem sabor de
descoberta que podem ser enriquecidos pelo professor que criará espaços e
desafios.
Segundo um artigo da Revista Guia Prático
para professores de Educação Infantil: “As crianças são seres em construção,
maleáveis nas suas capacidades e com uma inteligência que pode expandir à
medida que é estimulada pelo ambiente. Quando se estimula uma criança, um leque
de oportunidades e de experiências se abre a ela, fazendo explorar, adquirir
destrezas e habilidades de uma forma mais natural”. Neste sentido todo o
processo de estimulação visa a possibilitar ã criança independência, auto
estima, construindo autonomia e segurança para que ela possa enfrentar novas
experiências que resultarão em seu crescimento e desenvolvimento.
Objetivo Geral: Estimular de forma significativa os bebês
a fim de desenvolver os cinco sentidos.
Objetivos Específicos:
Estimular o desenvolvimento psicomotor, emocional, social
e cognitivo individualmente;
Observar as reações das crianças em cada estimulação do
tato, paladar, olfato, visão e audição;
Explorar diferentes objetos e materiais, observando as
suas características, propriedades e possibilidades de manuseio.
Explorar o corpo para desenvolver capacidades posturais,
motoras e movimentos de pressão, encaixe, rasgar e amassar.
Ampliar gradualmente o conhecimento do seu corpo, a fim
de aperfeiçoar seus recursos de deslocamento e ajustar suas habilidades
motoras.
Deslocar-se com segurança e destreza no espaço,
desenvolvendo atitudes de confiança em suas próprias capacidades motoras.
Conteúdos:
Identidade e Autonomia: Adaptação; exploração do espaço;
iniciativa para fazer escolhas.
Artes Visuais: Exploração de diversos materiais;
elementos constituintes da linguagem visual (texturas), observação e
conversação sobre imagens e objetos.
Música: Expressão oral e corporal.
Linguagem: Linguagem oral e corporal.
Matemática: noções de espaço e tempo, formas geométricas,
velocidade (rápido, lento, depressa, devagar).
Corpo e Movimento: corpo humano, equilíbrio, coordenação
motora, sensações, percepção de ritmo, flexibilidade, controle muscular:
encaixar, enfiar, pegar e soltar, subir e descer, empilhar, chutar, escorregar,
engatinhar, dançar, correr, andar, saltar, manusear, entre outros, noções de
lateralidade.
Estratégias:
Túnel colorido (caixa de papelão).
Caixa vazada, encaixe (caixa de papelão).
Estimulação do olfato (cubo perfumado)
Chocalhos de material reciclado feitos com a participação
dos pais.
Massinha de modelar.
Rasgar revistas.
Manuseio de areia e brita.
Confecção de móbiles coloridos na sala.
Palmas sensoriais, com materiais tais como: pipoca,
algodão, lixa, papelão ondulado.
Tapete das sensações.
Brincadeiras com balões (lançar para o alto, jogar,
pegar, soltar...).
Movimentar-se de acordo com o ritmo da música.
Realização de massagem Shantala.
Bolinhas de sabão.
Lenços mágicos coloridos.
Brinquedos que cantam e fazem diferentes barulhos.
Brincadeiras de pegar.
Garrafas coloridas.
Lanterna.
Fantoches.
Livro de texturas.
Montando torre (peças de montar gigantes)
Dia da gelatina colorida.
Banhos lúdicos, com água colorida e espuma e diversos
brinquedos.
Banhos de sol na área externa.
Fotos coloridas na parede da sala.
Fotos: com autorização dos responsáveis
GOLDSCHMIED, Elinor & JACKSON, Sonia. Educação de 0 a 3 anos: o atendimento em creche. Porto Alegre: Artmed, 2006.
Nenhum comentário:
Postar um comentário