PROJETO: LEITURA E AFETIVIDADE
Professor (a):
Cristiane Gordílio Caldas – Berçário II – Período Integral
PROJETO: LEITURA E AFETIVIDADE
Livro: DOUGLAS QUER UM ABRAÇO
Justificativa:
Enfoque na importância de ouvir
histórias; contato físico; participação da família.
Acreditando que devemos propiciar
leitura desde cedo, contando com a parceria da família e a afetividade entre
todos. Levando ao contato físico do abraço causando carinho e afetividade.
Objetivo:
O projeto tem o objetivo de
incentivar a leitura e estimular a criatividade na sala de aula e estendendo ao
lar de casa aluno (a).
Objetivo Geral:
Contato com livro, contato
físico, despertar da afetividade e compartilhamento de espaço.
Objetivo específico:
Interação dos pais com os filhos
através da leitura, para que se torne um hábito familiar.
* Estabelecer parceria entre a
escola e a família;
* Enriquecer vocabulário;
* Reparar no contato físico com a
percepção do abraço, contato, carinho e estabelecer carinho com o ursinho que
será levado;
* Sentir prazer nas situações que
envolvem a leitura;
* Escuta atenta e intensificada
na história e
* Observação e manuseio com
cuidado do livro e urso.
Duração:
60 dias letivos (segunda a quinta feira)
Mês: abril, maio e junho/2019
Desenvolvimento:
A atividade será por 60 dias,
sendo aplicada de modo individual, dia após dia, onde estará sendo levada a
sacolinha de leitura no final da aula pelo responsável e retornando no dia
anterior na entrada do aluno. Será enviado por ordem aleatória á lista de
chamada.
O responsável estará assinando o
Termo de Responsabilidade pelo material enviado e estará tendo acesso ao Termo
de explicação de utilização dos materiais.
Nossa sala está realizando a
Atividade de Leitura do livro com os alunos anteriormente.
Estaremos enviando no final da
aula com o (a) aluno (a) uma sacolinha com conteúdos que deverão ser devolvidos
no dia seguinte, orientaremos que aos pais sobre o trabalho de estímulo da
afetividade e carinho entre os alunos em sala de aula e Família em casa, assim
como a leitura.
Queremos aproximar a Família da
sala de aula e incentivar a leitura.
Pediremos que leiam e mostrem as
figuras do livro ressaltando os detalhes de cada página.
Orientamos que apliquem muito
abraço no Ursinho e nos integrantes da Família para que o (a) aluno (a) entenda
o que é abraço e se interesse em fazer carinho no Ursinho.
Será enviado: Sacolinha que
estará com 01 pasta com 01 livro, 01 folha para responder questionário e 01
ursinho e pelúcia que leva o nome de Douglas.
Haverá um registro dos pais na
folha de sulfite com as seguintes perguntas:
* registrou com fotografias?
*leu o livro para seu filho? Ele
gostou? Como reagiu? A criança manuseou o livro com orientação de ter cuidado e
carinho?
*o ursinho dormiu e acordou com a
criança? O que a criança fez com o ursinho?
*abraçaram-se em casa? Abraçaram
o ursinho dando exemplo do que é abraço? Fizeram carinho no ursinho?
*o que você achou da atividade?
Você também fez carinho e abraçou o ursinho?
*você acha importante a
leitura para as crianças? Gostaria
de contar mais histórias
para seu filho nos projetos de
leitura?
Contamos com o registro de fotos por celular ou câmera digital para anexarmos ao relatório na Pasta de Planejamento de Aula.
Avaliação: Registro ocorrerá no decorrer do projeto.
Culminância: exposição dos
registros do fato pelos pais e painel de fotos convidando os pais para a Roda
de Acolhimento da sala de aula da entrada.
BIBLIOGRAFIA:
BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Referencial
curricular nacional para a educação infantil. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998. v.
3. 269p.
MELLING, David. Douglas quer um abraço. Tradução de Lenice
Bueno. São Paulo: Salamandra, 2016.
_______________________________
______________________________________
Coordenação Professor (a)
Cristiane G. Caldas
Fotos autorizadas pela mamãe Karine
Nenhum comentário:
Postar um comentário