quinta-feira, 24 de junho de 2021

Projeto de Afetividade: Douglas quer um abraço!


Trabalhei com esse projeto por 03 anos com berçário sobre a afetividade, estímulo ao abraço e acolhimento.

PROJETO: LEITURA E AFETIVIDADE

DOUGLAS QUER UM ABRAÇO
 

Professor (a): Cristiane Gordílio Caldas – Berçário II  – Período Integral

PROJETO: LEITURA E AFETIVIDADE

Livro: DOUGLAS QUER UM ABRAÇO

Justificativa:

Enfoque na importância de ouvir histórias; contato físico; participação da família.

Acreditando que devemos propiciar leitura desde cedo, contando com a parceria da família e a afetividade entre todos. Levando ao contato físico do abraço causando carinho e afetividade.

 

Objetivo:

O projeto tem o objetivo de incentivar a leitura e estimular a criatividade na sala de aula e estendendo ao lar de casa aluno (a).

 

Objetivo Geral:

Contato com livro, contato físico, despertar da afetividade e compartilhamento de espaço.

 

Objetivo específico:

Interação dos pais com os filhos através da leitura, para que se torne um hábito familiar.

* Estabelecer parceria entre a escola e a família;

* Enriquecer vocabulário;

* Reparar no contato físico com a percepção do abraço, contato, carinho e estabelecer carinho com o ursinho que será levado;

* Sentir prazer nas situações que envolvem a leitura;

* Escuta atenta e intensificada na história e

* Observação e manuseio com cuidado do livro e urso.


Duração:
60 dias letivos (segunda a quinta feira)
Mês: abril, maio e junho/2019

Desenvolvimento:

A atividade será por 60 dias, sendo aplicada de modo individual, dia após dia, onde estará sendo levada a sacolinha de leitura no final da aula pelo responsável e retornando no dia anterior na entrada do aluno. Será enviado por ordem aleatória á lista de chamada.

O responsável estará assinando o Termo de Responsabilidade pelo material enviado e estará tendo acesso ao Termo de explicação de utilização dos materiais.

Nossa sala está realizando a Atividade de Leitura do livro com os alunos anteriormente.

Estaremos enviando no final da aula com o (a) aluno (a) uma sacolinha com conteúdos que deverão ser devolvidos no dia seguinte, orientaremos que aos pais sobre o trabalho de estímulo da afetividade e carinho entre os alunos em sala de aula e Família em casa, assim como a leitura.

Queremos aproximar a Família da sala de aula e incentivar a leitura.

Pediremos que leiam e mostrem as figuras do livro ressaltando os detalhes de cada página.

Orientamos que apliquem muito abraço no Ursinho e nos integrantes da Família para que o (a) aluno (a) entenda o que é abraço e se interesse em fazer carinho no Ursinho.

Será enviado: Sacolinha que estará com 01 pasta com 01 livro, 01 folha para responder questionário e 01 ursinho e pelúcia que leva o nome de Douglas.

Haverá um registro dos pais na folha de sulfite com as seguintes perguntas:

 * registrou com fotografias?

*leu o livro para seu filho? Ele gostou? Como reagiu? A criança manuseou o livro com orientação de ter cuidado e carinho?

*o ursinho dormiu e acordou com a criança? O que a criança fez com o ursinho?

*abraçaram-se em casa? Abraçaram o ursinho dando exemplo do que é abraço? Fizeram carinho no ursinho?

*o que você achou da atividade? Você também fez carinho e abraçou o ursinho?

*você acha importante a leitura  para as crianças?  Gostaria  de  contar  mais histórias

para seu filho nos projetos de leitura?

Contamos com o registro de fotos por celular ou câmera digital para anexarmos ao relatório na Pasta de Planejamento de Aula.

 Recursos: Livro plastificado, pasta plástica polionda, fotos, papel, caneta, sacola de tecido.

Avaliação: Registro ocorrerá no decorrer do projeto.

Culminância: exposição dos registros do fato pelos pais e painel de fotos convidando os pais para a Roda de Acolhimento da sala de aula da entrada.

 

BIBLIOGRAFIA:

BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998. v. 3. 269p.

MELLING, David. Douglas quer um abraço. Tradução de Lenice Bueno. São Paulo: Salamandra, 2016.



_______________________________                 ______________________________________
Coordenação                                                                     Professor (a) Cristiane G. Caldas


Fotos autorizadas pela mamãe Karine









Campo de experiência: (EI01EO03) Interagir com seus pares, crianças de outras faixas etárias e com adultos ao explorar espaços, materiais, objetos e brinquedos.
A. Interagir com crianças da mesma idade e idades diferentes;
B. Participar de atividades envolvendo ADIs e famílias;
C. Explorar instrumentos e objetos da nossa cultura e utensílios;
(EI01EO04) Expressar necessidades, desejos e emoções por meio de gestos, balbucios, palavras, entre outros.
A. Expressar necessidades, desejos, preferências e sentimentos;
B. Expressar ao adulto suas brincadeiras e atividades preferidas assim como, as não desejadas;
C. Controlar seus impulsos e emoções e desenvolver variadas formas de comunicação e de expressão de afetos;
(EI01EO06) Interagir com seus pares, com crianças de diversas faixas etárias e com adultos, ampliando o conhecimento de si e do outro no convívio social.
A. Explorar aspectos do meio social em que estão inseridos;
B. Construir sua imagem pessoal no grupo;
C. Interagir com sua imagem no espelho;
D. Aceitar-se e aos seus companheiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário