Quando a criança é muito pequena, ela pode ter dificuldade em entender o que
falamos. Então, contar histórias ilustradas é uma boa opção. Você pode usar
recortes de jornais, revistas ou fotos para mostrar para os pequenos as mais
diversas emoções. Dessa forma, fica mais fácil para elas entenderem o que é
euforia, tristeza, raiva e outros sentimentos.
Além disso, para ajudar a criança a entender as emoções,
podemos perguntar a ela porque a pessoa ilustrada está se sentindo daquela
forma e como ela se sentiria em seu lugar. Esse tipo de tarefa é excelente para
trabalhar o vocabulário emocional dos nossos filhos.
Identificando e nomeando emoções:
Ofereça modelos através de ilustrações ou fotografias.
Brinque de simular emoções.
Utilize um espelho.
Utilize livros ou vídeos para contar histórias.
Articule as emoções com os combinados em sala de aula.
Valide e encoraja a expressão de sentimentos.
Aproveite situações do dia a dia.
Como fazer?
A brincadeira de esconder é uma brincadeira tradicional em nossa cultura,
passada de geração em geração, com a qual bebês, crianças e adultos podem
brincar.
Quando o bebê ainda não
anda, a brincadeira de esconder pode ser feita escondendo o próprio rosto do
adulto ou um objeto. Colocar um pano sobre a cabeça e dizer “Cadê a mamãe?” e
ao retirá-lo falar “Achou!”, desperta a curiosidade do bebê e gera alegria ao
descobrir onde está o adulto. Nessa brincadeira o bebê observa atentamente para
“onde” o adulto foi e descobre gradativamente que mesmo encoberto, ele não
desaparece, continua ali.
Essa brincadeira pode ser feita da mesma forma,
escondendo objetos de interesse do bebê, como um bicho de pelúcia, uma bola ou
outro brinquedo, encobrindo-os com um pano e perguntando “Cadê a bola?” e
ao descobri-lo dizer “Achou!”.
Quando o bebê já anda é
possível realizar a brincadeira de esconder nos ambientes da casa, por exemplo,
escondendo atrás do sofá, da cortina, cama, ou de outro móvel. Nesta
brincadeira é importante que o bebê veja onde você, adulto, se escondeu e que
você pergunte “Cadê?” e quando for encontrado diga “Achou!” e sorria.
À medida em que brinca de
esconder, o bebê é incentivado a descobrir sozinho o rosto do adulto ou o
brinquedo, retirando o pano, o que contribui para sua percepção quanto ao
próprio corpo e o do outro, bem como reconhecer e explorar os objetos e
espaços da casa.
A busca para encontrar, a
exploração do corpo e de objetos e a diversão ao encontrar, são os elementos
que despertam o interesse e a curiosidade do bebê em continuar a brincadeira e
realizá-la novamente.
Então brinque com seu bebê!
Aproveite este momento para estarem juntos, sorrindo e se divertindo muito!
Fonte: https://blog.lumaescola.com.br/trabalhar-emocoes-com-criancas/
https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/educacao_infantil/cade-o-bebe-achou/
Foto: Cristiane Caldas
Foto: Autorizada pela mãe Jaiana
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