domingo, 18 de julho de 2021

Identidade e autonomia / Coordenação motora

A criança tem seu jeito próprio de compreender o mundo e é partindo de observações e estabelecendo relações com a realidade e com o meio que ela vive que tenta construir sua identidade e autonomia. Neste processo de construção, em busca de sua autonomia e identidade a criança percorre diversos caminhos, entre a família, a escola e o mundo que a cerca.
 Identificar na foto da família os membros da mesma;

Em aulas remotas - Trabalhei a escovação em frente ao espelho e cuidados pessoais; observação e exploração de calçados dos adultos; exploração e manuseio das roupas após banho. A ajuda das mães nas atividades foi muito importante, pois as crianças foram estimuladas com tudo que havia em casa.












*Fotos com autorização dos responsáveis

(EI01EO05) Reconhecer seu corpo e expressar suas sensações em momentos de alimentação, higiene, brincadeira e descanso, participando de modo ativo e progressivo de todas as atividades cotidianas.(EI01EO06) Interagir com seus pares, com crianças de diversas faixas etárias e com adultos, ampliando o conhecimento de si e do outro no convívio social.


Em aulas presenciais, apliquei esse Projeto:


Projeto Identidade e Autonomia

 

                                                           

JUSTIFICATIVA:

 

A criança tem seu jeito próprio de compreender o mundo e é partindo de observações e estabelecendo relações com a realidade e com o meio que ela vive que tenta construir sua identidade e autonomia. Neste processo de construção, em busca de sua autonomia e identidade a criança percorre diversos caminhos, entre a família, a escola e o mundo que a cerca.

 

OBJETIVO GERAL:

 

Oportunizar a criança a construção da sua identidade e autonomia, a partir da sua convivência e relacionamentos com as crianças e adultos do C.M.E.I, incentivando o ser, o estar, o aprender, e o conviver com os outros.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 

- Identificar na foto da família os membros da mesma;

- Reconhecer as partes do seu próprio corpo, através da musicalização;

- Respeito e valorização por si mesmo e pelos outros;

- Reconhecer suas preferências e as de seus colegas;

- Estimular nas crianças o gosto pelo fazer artístico levando-as à reflexão sobre questões artísticas e estéticas de forma significativa.

- Estimular o a criatividade da criança e auxiliar em seu desenvolvimento motor.

 - Construir livro com algumas informações suas;

- Proporcionar as crianças o entendimento (o vivenciar) do significado da Páscoa.

 

AÇÕES PEDAGÓGICAS:

 

BRINCADEIRAS E ATIVIDADES:

 

- Roda de conversa sobre as partes do seu corpo;

- Cantigas de roda sobre as partes do corpo;

- Brincar na frente do espelho;

-  Desenho e pintura;

- Carimbo dos pés e mãos;

- Exposição de fotos da família em forma de móbiles;

- Elaboração de gráfico de altura;

- Entrevista com os pais “sobre a história do seu nome”;

- Brincadeiras de roda;

- Cantar músicas referentes ao tema da páscoa;

- Ouvir Música referente ao tema. Ex.: Coelho Barrigudo, Coelhinho da Páscoa..

- Passeios pelas dependências da escola;

- Estimular as crianças a se alimentarem com o cardápio do CMEI;

- Explorar espaços como a grama, areia, brita, parques;

 

CRONOGRAMA: Tempo de duração: aproximadamente 30 dias.

AVALIAÇÃO: Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora, na sua participação nas atividades

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário