A
criança tem seu jeito próprio de compreender o mundo e é partindo de
observações e estabelecendo relações com a realidade e com o meio que ela vive
que tenta construir sua identidade e autonomia. Neste processo de construção,
em busca de sua autonomia e identidade a criança percorre diversos caminhos,
entre a família, a escola e o mundo que a cerca.
Identificar na foto da família os membros da mesma;
Em aulas remotas - Trabalhei a escovação em frente ao
espelho e cuidados pessoais; observação e exploração de calçados dos adultos;
exploração e manuseio das roupas após banho. A ajuda das mães nas atividades
foi muito importante, pois as crianças foram estimuladas com tudo que havia em
casa.




*Fotos com autorização dos responsáveis
(EI01EO05) Reconhecer seu corpo e expressar suas sensações em momentos de alimentação, higiene, brincadeira e descanso, participando de modo ativo e progressivo de todas as atividades cotidianas.(EI01EO06) Interagir com seus pares, com crianças de diversas faixas etárias e com adultos, ampliando o conhecimento de si e do outro no convívio social.
Em aulas presenciais, apliquei esse Projeto:
Projeto Identidade e Autonomia
JUSTIFICATIVA:
A criança tem seu jeito próprio de
compreender o mundo e é partindo de observações e estabelecendo relações com a
realidade e com o meio que ela vive que tenta construir sua identidade e
autonomia. Neste processo de construção, em busca de sua autonomia e identidade
a criança percorre diversos caminhos, entre a família, a escola e o mundo que a
cerca.
OBJETIVO GERAL:
Oportunizar a criança a construção da
sua identidade e autonomia, a partir da sua convivência e relacionamentos com
as crianças e adultos do C.M.E.I, incentivando o ser, o estar, o aprender, e o
conviver com os outros.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
- Identificar na foto da família os
membros da mesma;
- Reconhecer as partes do seu próprio corpo,
através da musicalização;
- Respeito e valorização por si mesmo e
pelos outros;
- Reconhecer suas preferências e as de
seus colegas;
- Estimular nas crianças o gosto pelo
fazer artístico levando-as à reflexão sobre questões artísticas e estéticas de forma
significativa.
- Estimular o a criatividade da criança
e auxiliar em seu desenvolvimento motor.
- Construir livro com algumas
informações suas;
- Proporcionar as crianças o
entendimento (o vivenciar) do significado da Páscoa.
AÇÕES PEDAGÓGICAS:
BRINCADEIRAS E
ATIVIDADES:
- Roda de conversa sobre as partes do
seu corpo;
- Cantigas de roda sobre as partes do
corpo;
- Brincar na frente do espelho;
- Desenho e pintura;
- Carimbo dos pés e mãos;
- Exposição de fotos da família em
forma de móbiles;
- Elaboração de gráfico de altura;
- Entrevista com os pais “sobre a
história do seu nome”;
- Brincadeiras de roda;
- Cantar músicas referentes ao tema da
páscoa;
- Ouvir Música referente ao tema. Ex.:
Coelho Barrigudo, Coelhinho da Páscoa..
- Passeios pelas dependências da
escola;
- Estimular as crianças a se
alimentarem com o cardápio do CMEI;
- Explorar espaços como a grama, areia,
brita, parques;
CRONOGRAMA: Tempo
de duração: aproximadamente 30 dias.
AVALIAÇÃO: Avaliação será contínua, através da observação
diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os
colegas e com a professora, na sua participação nas atividades
Nenhum comentário:
Postar um comentário