Projeto Contando História

PROJETO LEITURA NO BERÇÁRIO
O projeto Leitura no Berçário visa encantar os alunos para o mundo da
imaginação e da formação de valores no ambiente escolar. Além da diversão e
socialização é importante situar a educação infantil como um espaço que oferece
situações que favoreça a realizações de tarefas, onde apareçam seres encantados
e elementos mágicos pertencentes a um mundo imaginário que todas as crianças se
encantam. As crianças desenvolverão criatividade, conhecimento, sentimentos, valores
e o prazer pela leitura.
OBJETIVOS
Geral:
·
Levar as crianças a
vivenciarem e experimentarem de forma lúdica o mundo imaginário das história
infantis.
PROBLEMATIZAÇÃO
·
Quem
gosta de ouvir histórias?
·
Quem
gostou da história?
·
Onde
se passa a história?
·
O
que tem na cena?
·
Quem
são os personagens da história?
·
Quantos
personagens são?
·
O
que o personagem fez? Ele é grande ou pequeno?
·
Onde
o personagem vive?
·
O
que aconteceu no final da história?
·
Quem
sabe cantar essa música da história?
·
Que
lenda é essa?Como é o personagem? Onde ele vive?
Objetivos
Específicos:
·
Identificar os personagens dos
contos.
·
Identificar as cores, formas dos
animais, dos cenários e outros elementos dos contos.
·
Vivenciar as mensagens que as outras
histórias transmitem por meio de dramatização;
·
Conhecer os gêneros textuais;
·
Promover produções artísticas;
·
Promover produções textuais como,
por exemplo, desenhos, cartas, bilhetes, receitas, etc;
·
Promover atividades lúdicas;
·
Promover brincadeiras de roda;
·
Estimular a participação dos pais e
familiares;
·
Estimular rodas de conversas sobre o
tema estudado;
·
Estimular o gosto pela leitura;
·
Estimular a criatividade;
·
Desenvolver valores do dia a dia;
·
Desenvolver a imaginação;
·
Desenvolver a linguagem oral e
escrita;
·
Desenvolver a coordenação motora
ampla e fina;
·
Incentivar a expressão oral;
·
Incentivar os alunos a contarem
histórias para os coleguinhas;
·
Explorar os meios de transporte;
·
Despertar o cuidado com os colegas,
com o próprio corpo e com o meio ambiente;
·
Resgatar a importância de contar
histórias no contexto familiar.
RECURSOS
DIDÁTICOS
· Fantoches,
máscaras, bonecos...
· Livros
didáticos que retratam o tema
· CD’s
e DV’s que retratam o tema
· Gravuras,
figuras e objetos que retratam o tema
· Instrumentos
musicais
· Materiais
recicláveis
· Materiais
pedagógicos (tinta,cola, papel, etc)
· Materiais
para a culinária
· Músicas
que retratam o tema
· Filmes
que retratam o tema
AVALIAÇÃO
· Observação
e registro diário.
· Registro
por meio de fotos para o portfólio.
CULMINÂNCIA
·
Feira
Literária
·
Baú
de histórias (pais, avós ou tios contando uma história ou lenda para as
crianças) toda sexta-feira.
·
Apresentação
Teatral das histórias escolhidas pelas crianças;
Campos de Experiência: (EI01TS04) Conhecer diferentes manifestações artísticas de sua comunidade e de outras culturas. (EI01EF08) Participar de situações de escuta de textos em diferentes gêneros textuais (poemas, parlendas, contos, fábulas, receitas, quadrinhos, anúncios, etc.).
Foto: Cristiane CaldasFoto: Autorizada pela mamãe Fabiana
Nenhum comentário:
Postar um comentário