
Trabalhei esse projeto com berçário II e eles amavam fazer o gesto do gavião na música do Pintinho Amarelhinho💓
PROJETO:
PROBLEMA: Como trabalhar musicalização com
bebês de 04 a 12 meses?
JUSTIFICATIVA:
A música
possui um papel importante na educação das crianças. Ela contribui para o
desenvolvimento psicomotor, sócio afetivo, cognitivo e linguístico, além de ser
facilitadora do processo de construção do conhecimento. Favorecendo o
desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do senso rítmico, do prazer
de ouvir música, da imaginação, da memória, da concentração e da atenção.
Observamos que os bebês do berçário I A,
reagem de maneiras diferenciadas aos sons que são apresentados durante a rotina
de trabalho. Sendo assim sentimos a necessidade de explorar junto a eles as
variedades sonoras que podemos executar com os materiais em sala, buscando
também utilizar e confeccionar objetos a fim de encontrar e realizar múltiplas
possibilidades sonoras.
OBJETIVO GERAL: Promover atividades que
estimulem e permitam um contato direto e indireto dos bebês com sons em geral.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Estimular a percepção visual, tátil e auditiva.
Proporcionar atividades com a participação dos
pais.
Explorar diferentes gêneros e ritmos musicais.
CONTEÚDOS:
IDENTIDADE
E AUTONOMIA.
Eu e o outro
Comunicação e expressão: corporal e oral
Repouso
ARTES VISUAIS.
Exploração de materiais
MÚSICA.
Canto
Linguagem musical
Ritmos e gêneros musicais
SOCIEDADE E NATUREZA
Família e Escola
CORPO E MOVIMENTO
Expressividade
Coordenação motora ampla e fina.
METODOLOGIA:
ATIVIDADE
1- Selecionar
músicas infantis e gravar um cd para cada criança.
ATIVIDADE
2 – Escolher
10 músicas para confeccionar um livro utilizando diferentes tipos de materiais
para realizar as ilustrações com tinta guache.
ATIVIDADE
3- Pedir
para os pais confeccionarem um instrumento musical com seus filhos para estarem
trazendo para o C.E.I. Junto com o pedido será enviado um formulário para os
pais estarem registrando como foi a experiência de confeccionar um instrumento
musical com o seu filho e por que foi optado por determinado instrumento.
ATIVIDADE
4- Socialização
com os instrumentos confeccionados. (neste momento as crianças poderão estar
brincando com os instrumentos).
ATIVIDADE
5 – Confeccionar
um móbile para a sala com os instrumentos.
ATIVIDADE
6- Realizar
uma pesquisa com os pais com as seguintes perguntas:
Quais cantigas que faziam parte de sua infância?
Qual você ainda canta para seu filho?
Você acha importante trabalhar o tema musicalização
com os bebês? Por quê?
Qual tipo de música costuma ouvir em casa?
ATIVIDADE
7- Músicas
com gestos: Parabéns pra você, jacaré, borboletinha, seu Noé.
ATIVIDADE
8- Oferecer
em dias pré-estabelecidos, diferentes tipos de músicas, observar e registrar a
reação de cada criança durante a atividade. Tipos de músicas a serem
utilizadas: Rock, clássica, sertaneja, instrumental, e sons variados (martelo,
serrote, porta, água, chocalhos, sons de animais entre outros).
ATIVIDADE
9- Com tinta
caseira pintar um painel em forma de violão para colar as letras e ilustrações
das músicas trabalhadas.
ATIVIDADE
10- Utilizar
diferentes utensílios para produzir sons tampas de panela, colher, canecas e
pratos.
ATIVIDADE
11- Baú com
instrumentos musicais para as crianças brincarem.
ATIVIDADE
12- Recortar
imagens relacionadas a música para colar no chão da sala, proporcionando assim
um contato visual.
ATIVIDADE
13 – Música
para hora do banho.
ATIVIDADE
14 – Música serra
serrador. Com a criança sentada no colo, para desenvolver o equilíbrio.
ATIVIDADE
15 – Convidar
a professora Tatiane para cantar e tocar violão para as crianças.
ATIVIDADE
16 – Pendrive
de músicas para o dia do vídeo na segunda- feira (Xuxa Só Para Baixinhos, Bebê
Mais Musicas, Cocoricó).
ATIVIDADE
17 – Produzir
sons com diferentes partes do corpo. (Com
palmas, estalos de língua e dedos).
CRONOGRAMA:
Este projeto será intercalado com
o projeto anual, sendo que seu término esta programado para o final do mês de
agosto.
AVALIAÇÃO:
Movimenta-se ao ouvir diferentes sons.
Demonstra prazer em ouvir sons.
Percebe variações sonoras.
Explora com prazer diferentes materiais.
Manipula brinquedos e materiais sonoros.
Produz música utilizando partes do corpo.
Vocaliza em resposta aos estímulos (imite sons quer
com estímulos do adulto ou do ambiente).
Rabisca.
Observa imagens.
Experimenta diversos materiais.
Demonstra espontaneidade em movimentar seu próprio
corpo.
Demonstra prazer em movimentar seu próprio corpo ao
ouvir sons diversos.
Campos de Experiência: (EI01CG03) Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais em interações e brincadeiras. (EI01EF05) Imitar as variações de entonação e gestos realizados pelos adultos, ao ler histórias e ao cantar.(EI01EF06) Comunicar-se com outras pessoas usando movimentos, gestos, balbucios, fala e outras formas de expressão.
Foto: Autorizada pela mamãe Fabiana
Fonte: http://www.pragentemiuda.org/2010/01/projeto-crianca-e-musica.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário