terça-feira, 13 de julho de 2021

Projeto Sensações Intensas - Explorando a sensibilidade com bebês

 



Atividade: Explorando a sensibilidade

Pegue algodão, uma bacia com água e estimule seu bebê a explorar as sensações do algodão molhado, estimule-o a apertar o algodão espremendo a água.

Objetivo: Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais

Campos de experiência: espaços, tempos, quantidades, relações e transformações (EI01ET01) Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais

(odor, cor, sabor, temperatura), por meio da brincadeira.

Projeto Sensações Intensas

Professora Cristiane Gordilio Caldas

Berçário

2020

Justificativa:

 

Observando e pesquisando sobre o desenvolvimento das crianças do Berçário II, à conclusão chegada é que se faz necessário um plano de estimulação motora, cognitiva e emocional. Sendo assim, o presente projeto pretende contribuir com o trabalho de estimulação desenvolvido com crianças de 10 a 36 meses, explorando os cinco sentidos: tato, visão, paladar, olfato e audição.

Nesse percorrer as crianças estão descobrindo o mundo por sensações e estímulos, o mundo é dominado pelas sensações vividas pelo tato, visão, audição, paladar e olfato e momentos com sabor de descoberta que podem ser enriquecidos pelo professor que estará propiciando espaços e desafios. 

As crianças são seres em construção, maleáveis nas suas capacidades e com uma inteligência que pode expandir à medida que é estimulada pelo ambiente. Quando se estimula uma criança, as experiências fazem explorar, adquirir destrezas e habilidades. Sendo assim, todo o processo de estimulação visa a possibilitar a criança independência, construindo autonomia e segurança para que possa enfrentar novas experiências que resultarão em seu crescimento e desenvolvimento. 

Os bebês crescem fisicamente muito rápido desenvolvendo o pensamento e o conhecimento na solução de problema. Adquirindo comunicação receptiva e expressiva. Psicologicamente descobre sua própria identidade e socialmente aprendendo a conviver com "amigos".

A importância do trabalho realizado no berçário é notável, pois nessa fase, é especialmente oportuno que os pais acompanhem o trabalho realizado pela escola, para que compreendam a extensão das atividades propostas.  

Objetivos:

 

·         Estimular significativamente os bebês a estimulando e despertando os cinco sentidos.

 

 

·         Estimular o desenvolvimento psicomotor, emocional, social e cognitivo individualmente; Observar ativamente as reações das crianças em cada estimulação do tato, paladar, olfato, visão e audição;

·         Explorar diferentes objetos e materiais, observando as suas características, propriedades e possibilidades de manuseio;

·         Explorar o corpo para desenvolver capacidades posturais, motoras e movimentos de pressão, encaixe, rasgar e amassar;

·         Explorar o Equilíbrio: O “arrastar” sobre o cobertor possibilita o ajustamento do corpo na posição sentada, pois quando o cobertor é puxado, o bebê contrai a musculatura necessária para manter-se em equilíbrio. Rolar é a primeira forma de deslocamento global do bebê, movimento que requer a integração da musculatura dos dois lados do corpo;

·         Ampliar gradualmente o conhecimento do seu corpo, a fim de aperfeiçoar seus recursos de deslocamento e ajustar suas habilidades motoras;

·         Deslocar-se com segurança e destreza no espaço, desenvolvendo atitudes de confiança em suas próprias capacidades motoras.

 

Metodologia:

As atividades serão realizadas com grupo e individualmente:

Esconde-esconde com tecido trabalhando emoções; Chapéu e Espelho (identidade e autonomia); Cobertor para puxar a criança; Túnel colorido (caixa de papelão); Caixa vazada, encaixe (caixa de papelão); Estimulação do olfato (cubo perfumado); Chocalhos de material reciclado feitos com a participação dos pais; Massinha de modelar; Rasgar revistas; Manuseio de areia e brita; Confecção de móbiles coloridos na sala; Teatro lúdico com Fantoches; Palmas sensoriais, com materiais tais como: pipoca, algodão, lixa, papelão ondulado; Tapete das sensações; Brincadeiras com balões (lançar para o alto, jogar, pegar, soltar); Movimentar-se de acordo com o ritmo da música; Realização de massagem com músicas Clássicas Orquestradas; Bolinhas de sabão; Lenços mágicos coloridos; Brinquedos que cantam e fazem diferentes barulhos; Brincadeiras de pegar; Garrafas coloridas; Lanterna; Fantoches; Livro de texturas; Montando torre (peças de montar gigantes); Dia da gelatina colorida; Banhos lúdicos com livros plásticos e diversos brinquedos (Bolas coloridas e encaixes); Banhos de sol na área externa; Fotos coloridas no Portifólio individual e registro no caderno de HTPC.

 

Recursos:

 

Recursos humanos, espaços organizados, acessórios diversos: chapéu, espelho, artigos de papelaria e tecidos.

 

Avaliação:

 

Será contínua , diagnóstica com registros fotográficos e relatórios.


Bibliografia:

- Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Resolução nº. 05, Brasília, MEC, 2009.

 

- Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – Revisão. Parecer CNE/CEB nº. 20, Brasília, MEC, 2009.

 

- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – 5ª Edição. Lei Federal nº. 9.394 /96, Brasília, MEC, 2010.

 

- Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Vol. I, II, III. Brasília, MEC / COEDI, 1999.

 

- ARCE, A., LIGIA, M. Martins, org. Ensinando aos pequenos de zero a três anos. Editora Alínea. Campinas, 2009.

 

- Caraguatatuba, Currículo da Educação Infantil. Secretaria Municipal de Educação. Fevereiro/2019

 

- Critérios para atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças. Brasília, MEC/SEB/DPEF/COEDI, 2009


(fonte foto: https://www.drogariaminasbrasil.com.br/algodao-york-em-bola-95g)




Campos de experiência: (EI01CG05) Utilizar os movimentos de preensão, encaixe e lançamento, ampliando suas possibilidades de manuseio e exploração de diferentes materiais e objetos. (EI01ET01) Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura), por meio da brincadeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário