sexta-feira, 16 de julho de 2021

Projeto Sensações - Exploração de caixa de ovos

Projeto Sensações Intensas

Professora Cristiane Gordilio Caldas

Berçário  

2020




BANDEJAS DE OVOS 

Dispus várias bandejas de ovos para serem exploradas manualmente, após as coloquei em sequência como tapete e estimulei que pisassem, os segurei pelas mãos para explicar sobre a textura e cor.

Justificativa: 

Observando e pesquisando sobre o desenvolvimento das crianças do Berçário II, à conclusão chegada é que se faz necessário um plano de estimulação motora, cognitiva e emocional. Sendo assim, o presente projeto pretende contribuir com o trabalho de estimulação desenvolvido com crianças de 10 a 36 meses, explorando os cinco sentidos: tato, visão, paladar, olfato e audição.

Nesse percorrer as crianças estão descobrindo o mundo por sensações e estímulos, o mundo é dominado pelas sensações vividas pelo tato, visão, audição, paladar e olfato e momentos com sabor de descoberta que podem ser enriquecidos pelo professor que estará propiciando espaços e desafios. 

As crianças são seres em construção, maleáveis nas suas capacidades e com uma inteligência que pode expandir à medida que é estimulada pelo ambiente. Quando se estimula uma criança, as experiências fazem explorar, adquirir destrezas e habilidades. Sendo assim, todo o processo de estimulação visa a possibilitar a criança independência, construindo autonomia e segurança para que possa enfrentar novas experiências que resultarão em seu crescimento e desenvolvimento. 

Os bebês crescem fisicamente muito rápido desenvolvendo o pensamento e o conhecimento na solução de problema. Adquirindo comunicação receptiva e expressiva. Psicologicamente descobre sua própria identidade e socialmente aprendendo a conviver com "amigos".

A importância do trabalho realizado no berçário é notável, pois nessa fase, é especialmente oportuno que os pais acompanhem o trabalho realizado pela escola, para que compreendam a extensão das atividades propostas.  

Objetivos: 

·         Estimular significativamente os bebês a estimulando e despertando os cinco sentidos.

Estimular o desenvolvimento psicomotor, emocional, social e cognitivo individualmente; Observar ativamente as reações das crianças em cada estimulação do tato, paladar, olfato, visão e audição;

·         Explorar diferentes objetos e materiais, observando as suas características, propriedades e possibilidades de manuseio;

·         Explorar o corpo para desenvolver capacidades posturais, motoras e movimentos de pressão, encaixe, rasgar e amassar;

·         Explorar o Equilíbrio: O “arrastar” sobre o cobertor possibilita o ajustamento do corpo na posição sentada, pois quando o cobertor é puxado, o bebê contrai a musculatura necessária para manter-se em equilíbrio. Rolar é a primeira forma de deslocamento global do bebê, movimento que requer a integração da musculatura dos dois lados do corpo;

·         Ampliar gradualmente o conhecimento do seu corpo, a fim de aperfeiçoar seus recursos de deslocamento e ajustar suas habilidades motoras;

·         Deslocar-se com segurança e destreza no espaço, desenvolvendo atitudes de confiança em suas próprias capacidades motoras.

 

Metodologia:

As atividades serão realizadas com grupo e individualmente:

Esconde-esconde com tecido trabalhando emoções; Chapéu e Espelho (identidade e autonomia); Cobertor para puxar a criança; Túnel colorido (caixa de papelão); Caixa vazada, encaixe (caixa de papelão); Estimulação do olfato (cubo perfumado); Chocalhos de material reciclado feitos com a participação dos pais; Massinha de modelar; Rasgar revistas; Manuseio de areia e brita; Confecção de móbiles coloridos na sala; Teatro lúdico com Fantoches; Palmas sensoriais, com materiais tais como: pipoca, algodão, lixa, papelão ondulado; Tapete das sensações; Brincadeiras com balões (lançar para o alto, jogar, pegar, soltar); Movimentar-se de acordo com o ritmo da música; Realização de massagem com músicas Clássicas Orquestradas; Bolinhas de sabão; Lenços mágicos coloridos; Brinquedos que cantam e fazem diferentes barulhos; Brincadeiras de pegar; Garrafas coloridas; Lanterna; Fantoches; Livro de texturas; Montando torre (peças de montar gigantes); Dia da gelatina colorida; Banhos lúdicos com livros plásticos e diversos brinquedos (Bolas coloridas e encaixes); Banhos de sol na área externa; Fotos coloridas no Portifólio individual e registro no caderno de HTPC.

 Recursos:

 Recursos humanos, espaços organizados, acessórios diversos: chapéu, espelho, artigos de papelaria e tecidos.

Avaliação: Será contínua , diagnóstica com registros fotográficos e relatórios.

 




 Campos de experiência: (EI01EO03) Interagir com seus pares, crianças de outras faixas etárias e com adultos ao explorar espaços, materiais, objetos e brinquedos.(EI01ET01) Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura), por meio da brincadeira.








Foto: Cristiane Caldas

Bibliografia:

 

- Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Resolução nº. 05, Brasília, MEC, 2009.

 

- Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – Revisão. Parecer CNE/CEB nº. 20, Brasília, MEC, 2009.

 

- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – 5ª Edição. Lei Federal nº. 9.394 /96, Brasília, MEC, 2010.

 

- Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Vol. I, II, III. Brasília, MEC / COEDI, 1999.

 

- ARCE, A., LIGIA, M. Martins, org. Ensinando aos pequenos de zero a três anos. Editora Alínea. Campinas, 2009.

 

- Caraguatatuba, Currículo da Educação Infantil. Secretaria Municipal de Educação. Fevereiro/2019

 

- Critérios para atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças. Brasília, MEC/SEB/DPEF/COEDI, 2009


Nenhum comentário:

Postar um comentário