sexta-feira, 16 de julho de 2021

Projeto Hora da história

Projeto Animais


Trabalhei esse Projeto e foi muito proveitoso no berçário, pois as crianças tem a curiosidade pelos sons. 
Utilizei a pintura de rostos para imitarmos os sons e gestos  dos animais.


1. TEMA: QUE BICHO É ESSE?


2. JUSTIFICATIVA:

(ELABORAR A SUA)

3. OBJETIVO GERAL:

Promover o desenvolvimento de algumas habilidades e o envolvimento das crianças com o tema do projeto, através de atividades dirigidas.

4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Oportunizar as crianças o contato com alguns animais;

• Oportunizar o estabelecimento de algumas diferenças e semelhanças entre os animais;

• Promover o desenvolvimento da linguagem, através das interações entre as crianças e as educadoras;

• Oportunizar a participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, pinturas e canções que se relacionam com o tema proposto;

• Proporcionar o desenvolvimento de sentimentos positivos em relação aos animais (respeito, proteção, valorização);

• Desenvolver a expressão oral e corporal, coordenação motora, percepção auditiva e visual;

Estimular a fantasia, imaginação e a afetividade;

5. CONTEÚDOS:

• Contato com pequenos animais;

• Observação e interação;

• Diferenças e semelhanças entre os animais;

• Linguagem oral e corporal;

• Coordenação motora, percepção visual e auditiva;

• Histórias, brincadeiras, pinturas e canções;

6. PROBLEMATIZAÇÃO:

• Como desenvolver rmetodologias educacionais com as crianças do berçário II, através do envolvimento com o tema “Que bicho é esse?”

7. AÇÕES GERAIS SOBRE 0 TEMA:

• Leitura de historias que tem como tema os animais;

• Imitação de sons e gestos dos animais observados, nomeando-os;

• Promoção de formas diferentes de contação de histórias sobre os animais, tais como: teatro com fantoches, livros alternados, dramatização;

• Reconhecimento das (gravuras dos animais trabalhados em livros, revistas e jornais, nomeando-os);• Manuseio de bichos de brinquedos que se parecem com os animais observados;

• Exploração de diferentes materiais para representação e desenvolvimento da linguagem gráfica: desenho com bolinha de papel crepom, pinturas com guache, colagem com papel;

• Confecção do de máscaras e chapéu com temas dos bichos trabalhados;

• Carimbo dos dedinhos dos animais apresentados;

• Criação de mural, painel, álbum de acompanhamento das atividades com figuras objetos (penas, escamas. pelos) ou fotos das crianças com os animais;

• Decoração do ambiente das crianças com painéis, cartazes e móbiles;

• Dança e movimentos coreografados de músicas relacionadas ao tema dos animais;

• Folhear revistas para auxiliar as crianças na identificação dos animais;

AÇÕES ESPECÍFICAS SOBRE O TEMA:

• Passeio nas redondezas para investigação da presença e sons de animais;

• Releitura da obra “Passarinhando”, usando a técnica de pintura com o dedo;

• Montagem de um livrinho de cantos;

• Pintar caixas de ovos representando a centopéia;

• Contação de história da Maria-vai-com-as-outras, com colagem de algodão e montagem de um painel;

• Montar um joguinho de boliche com garrafas pet representando alguns animais;

• Visita de alguns animais na sala;

• Contação de história do Gato e pintura de pratinhos de papelão, representando um gatinho;

• Representar a música do sapo com desenho das mãos e com pratinhos;

• Caixa de surpresa com um animal;

• Danças carnavalescas, com máscaras de figuras de animais;

• Dia 14 de Março dia Mundial dos Animais, as crianças entregarão em todas as salas umas mensagens pintadas por elas, sobre os animais;

• Assistir DVDs sobre animais;

• Brincadeiras com animais de borracha;

• Enviar uma pesquisa para os pais, sobre os animais de estimação que possuem;

• Montar um painel com fotos das crianças e seus animais de estimação;

• Imitação de animais;

• Manuseio de diferentes formas de representação do cachorro, gato, vaca e pato. Inserindo em brincadeiras sensoriais lúdicas (de pelúcia, borracha, EVA e figuras de papel);

• Mostrar figuras grandes e coloridas de animais;

• Pedir para os pais, a doação de materiais reciclados para trabalharmos com o tema e também de alguns brinquedos que contenham a imagem de animais;

• Montagem da tartaruga com garrafas pet. (as crianças pintarão a cartolina que fará parte da tartaruga e colocarão recortes de e.v.a.;

OUTRAS ATIVIDADES

• Brincar de rolar e virar cambalhotas nos colchões;

• Dançar imitando a professora;

• Brincar com bolas (chutar, lançar, pingar no chão e segurar);

• Brincadeiras de fazer caretas;

• Minhocão para entrar e sair dele;

• Brincadeiras com elástico (passar por cima, por baixo, pular);

• Emitir sons corporais (bater palmas, pés...);

• Rodas e cirandas;

• Assistir DVDs;

• Pinturas com giz de cera, canetinha e guache;

• Linha do movimento;

• Criando e brincando com massinha de modelar;

• Saltos (por cima de uma corda, por cima de alguns objetos, por baixo de uma cadeira, de arco em arco);

• Dançar conforme o ritmo das músicas;

• Brincadeiras no parque e nas pedrinhas;

• Mestre mandou ao comando das professoras: pular com um pé, mãos para cima e para baixo, na cabeça, no pé, na barriga, na cabeça...

 CRONOLOGIA

Início em 17 de fevereiro e término previsto para abril.

AVALIAÇÃO

Instrumentos:

• Pauta de observação

Critério qualitativo

• Exteriorizar as surpresas e descobertas;

• Ser capaz de realizar algumas atividades da rotina;

• Mastigar os alimentação;

• Reconhecer progressivamente os limites de seu corpo e as sensações que ele produz;

• Participar em brincadeiras de imitação;

• Conseguir reproduzir algum som corporal;

• Repetir sons imitando;

• Responder aos estímulos;

• Repetir palavras;

• Ser capaz de utilizar os materiais utilizados nas atividades;

• Conseguir identificar alguns animais;

• Demonstrar reconhecer algumas características dos animais;

• Demonstrar esforço para vencer as dificuldades, tarefas quer é capaz de vencer, com ajuda;

• Participar do curto período de tempo, das atividades de grupo, com intervenção da professora;

• Demonstrar reconhecer algumas características dos animais;


REFERÊNCIAS

• Referencial Curricular nacional para a Educação Infantil, 1998.

• Passarinhando. Nathalia Sá Cavalcante. Ed.Jpa.

• Maria-vai-com-as-outras. Silvia Orthof. Ed.Globo.

• O gato e a menina. Sonia Junqueira. Ed. Rejane Dias.

• A galinha feliz. Jack Tickle. Ed. Ciranda Cultural.

• O sanduíche da Maricota.

• O patinho desobediente.

• O patinho que queria falar.


Campos de Experiência: (EI01TS04) Conhecer diferentes manifestações artísticas de sua comunidade e de outras culturas. (EI01EF08) Participar de situações de escuta de textos em diferentes gêneros textuais (poemas, parlendas, contos, fábulas, receitas, quadrinhos, anúncios, etc.).

Fonte:https://www.facebook.com/clubedaeducacaoinfantil/posts/763503370378343/

Foto: Autorizada pela mamãe Fabiana

Nenhum comentário:

Postar um comentário