*Fotos com autorização dos responsáveis
Projeto Sensações Intensas
Professora Cristiane Gordilio Caldas
Berçário
Justificativa:
Observando e pesquisando sobre o
desenvolvimento das crianças do Berçário II, à conclusão chegada é que se faz
necessário um plano de estimulação motora, cognitiva e emocional. Sendo assim,
o presente projeto pretende contribuir com o trabalho de estimulação
desenvolvido com crianças de 06 a 24meses, explorando os cinco sentidos: tato,
visão, paladar, olfato e audição.
Nesse percorrer as crianças estão
descobrindo o mundo por sensações e estímulos, o mundo é dominado pelas
sensações vividas pelo tato, visão, audição, paladar e olfato e momentos com
sabor de descoberta que podem ser enriquecidos pelo professor que estará
propiciando espaços e desafios.
As crianças são seres em construção,
maleáveis nas suas capacidades e com uma inteligência que pode expandir à
medida que é estimulada pelo ambiente. Quando se estimula uma criança, as
experiências fazem explorar, adquirir destrezas e habilidades. Sendo assim,
todo o processo de estimulação visa a possibilitar a criança independência,
construindo autonomia e segurança para que possa enfrentar novas experiências
que resultarão em seu crescimento e desenvolvimento.
Os bebês crescem fisicamente muito
rápido desenvolvendo o pensamento e o conhecimento na solução de problema.
Adquirindo comunicação receptiva e expressiva. Psicologicamente descobre sua
própria identidade e socialmente aprendendo a conviver com "amigos".
A importância do trabalho realizado no
berçário é notável, pois nessa fase, é especialmente oportuno que os pais
acompanhem o trabalho realizado pela escola, para que compreendam a extensão
das atividades propostas.
Objetivos:
·
Estimular significativamente os bebês a
estimulando e despertando os cinco sentidos.
·
Estimular o desenvolvimento psicomotor,
emocional, social e cognitivo individualmente; Observar ativamente as reações
das crianças em cada estimulação do tato, paladar, olfato, visão e audição;
·
Explorar diferentes objetos e materiais,
observando as suas características, propriedades e possibilidades de manuseio;
·
Explorar o corpo para desenvolver capacidades
posturais, motoras e movimentos de pressão, encaixe, rasgar e amassar;
·
Explorar o Equilíbrio: O “arrastar” sobre o
cobertor possibilita o ajustamento do corpo na posição sentada, pois quando o
cobertor é puxado, o bebê contrai a musculatura necessária para manter-se em
equilíbrio. Rolar é a primeira forma de deslocamento global do bebê, movimento
que requer a integração da musculatura dos dois lados do corpo;
·
Ampliar gradualmente o conhecimento do seu
corpo, a fim de aperfeiçoar seus recursos de deslocamento e ajustar suas
habilidades motoras;
·
Deslocar-se com segurança e destreza no
espaço, desenvolvendo atitudes de confiança em suas próprias capacidades
motoras.
Metodologia:
As atividades serão realizadas com
grupo e individualmente:
Esconde-esconde com tecido trabalhando
emoções; Chapéu e Espelho (identidade e autonomia); Cobertor para puxar a
criança; Túnel colorido (caixa de papelão); Caixa vazada, encaixe (caixa de
papelão); Estimulação do olfato (cubo perfumado); Chocalhos de material
reciclado feitos com a participação dos pais; Massinha de modelar; Rasgar
revistas; Manuseio de areia e brita; Confecção de móbiles coloridos na sala;
Teatro lúdico com Fantoches; Palmas sensoriais, com materiais tais como:
pipoca, algodão, lixa, papelão ondulado; Tapete das sensações; Brincadeiras com
balões (lançar para o alto, jogar, pegar, soltar); Movimentar-se de acordo com
o ritmo da música; Realização de massagem com músicas Clássicas Orquestradas;
Bolinhas de sabão; Lenços mágicos coloridos; Brinquedos que cantam e fazem
diferentes barulhos; Brincadeiras de pegar; Garrafas coloridas; Lanterna;
Fantoches; Livro de texturas; Montando torre (peças de montar gigantes); Dia da
gelatina colorida; Banhos lúdicos com livros plásticos e diversos brinquedos
(Bolas coloridas e encaixes); Banhos de sol na área externa; Fotos coloridas no
Portifólio individual e registro no caderno de HTPC.
Recursos:
Recursos humanos, espaços organizados,
acessórios diversos: chapéu, espelho, artigos de papelaria e tecidos.
Avaliação:
Será contínua e diagnóstica com
registros fotográficos
Bibliografia:
- Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Resolução nº. 05,
Brasília, MEC, 2009.
- Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – Revisão. Parecer
CNE/CEB nº. 20, Brasília, MEC, 2009.
- Lei de Diretrizes e
Bases da Educação Nacional – 5ª Edição. Lei Federal nº. 9.394 /96, Brasília, MEC,
2010.
- Referencial
Curricular Nacional para a Educação Infantil. Vol. I, II, III. Brasília, MEC /
COEDI, 1999.
-
ARCE, A., LIGIA, M. Martins, org. Ensinando
aos pequenos de zero a três anos. Editora Alínea. Campinas, 2009.
- Caraguatatuba,
Currículo da Educação Infantil. Secretaria Municipal de Educação.
Fevereiro/2019
- Critérios para
atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças. Brasília,
MEC/SEB/DPEF/COEDI, 2009.
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