Atividades: Transferindo água em potes, transferindo farinha em potes, empilhar, manipular e explorando sensações.


*Fotos com autorização dos responsáveis
Projeto Sensações Intensas
Professora Cristiane Gordilio Caldas
Berçário
Justificativa:
Observando e pesquisando sobre o desenvolvimento das crianças do Berçário II, à conclusão chegada é que se faz necessário um plano de estimulação motora, cognitiva e emocional. Sendo assim, o presente projeto pretende contribuir com o trabalho de estimulação desenvolvido com crianças de 06 a 24meses, explorando os cinco sentidos: tato, visão, paladar, olfato e audição.
Nesse percorrer as crianças estão descobrindo o mundo por sensações e estímulos, o mundo é dominado pelas sensações vividas pelo tato, visão, audição, paladar e olfato e momentos com sabor de descoberta que podem ser enriquecidos pelo professor que estará propiciando espaços e desafios.
As crianças são seres em construção, maleáveis nas suas capacidades e com uma inteligência que pode expandir à medida que é estimulada pelo ambiente. Quando se estimula uma criança, as experiências fazem explorar, adquirir destrezas e habilidades. Sendo assim, todo o processo de estimulação visa a possibilitar a criança independência, construindo autonomia e segurança para que possa enfrentar novas experiências que resultarão em seu crescimento e desenvolvimento.
Os bebês crescem fisicamente muito rápido desenvolvendo o pensamento e o conhecimento na solução de problema. Adquirindo comunicação receptiva e expressiva. Psicologicamente descobre sua própria identidade e socialmente aprendendo a conviver com "amigos".
A importância do trabalho realizado no berçário é notável, pois nessa fase, é especialmente oportuno que os pais acompanhem o trabalho realizado pela escola, para que compreendam a extensão das atividades propostas.
Objetivos:
· Estimular significativamente os bebês a estimulando e despertando os cinco sentidos.
· Estimular o desenvolvimento psicomotor, emocional, social e cognitivo individualmente; Observar ativamente as reações das crianças em cada estimulação do tato, paladar, olfato, visão e audição;
· Explorar diferentes objetos e materiais, observando as suas características, propriedades e possibilidades de manuseio;
· Explorar o corpo para desenvolver capacidades posturais, motoras e movimentos de pressão, encaixe, rasgar e amassar;
· Explorar o Equilíbrio: O “arrastar” sobre o cobertor possibilita o ajustamento do corpo na posição sentada, pois quando o cobertor é puxado, o bebê contrai a musculatura necessária para manter-se em equilíbrio. Rolar é a primeira forma de deslocamento global do bebê, movimento que requer a integração da musculatura dos dois lados do corpo;
· Ampliar gradualmente o conhecimento do seu corpo, a fim de aperfeiçoar seus recursos de deslocamento e ajustar suas habilidades motoras;
· Deslocar-se com segurança e destreza no espaço, desenvolvendo atitudes de confiança em suas próprias capacidades motoras.
Metodologia:
As atividades serão realizadas com grupo e individualmente:
Esconde-esconde com tecido trabalhando emoções; Chapéu e Espelho (identidade e autonomia); Cobertor para puxar a criança; Túnel colorido (caixa de papelão); Caixa vazada, encaixe (caixa de papelão); Estimulação do olfato (cubo perfumado); Chocalhos de material reciclado feitos com a participação dos pais; Massinha de modelar; Rasgar revistas; Manuseio de areia e brita; Confecção de móbiles coloridos na sala; Teatro lúdico com Fantoches; Palmas sensoriais, com materiais tais como: pipoca, algodão, lixa, papelão ondulado; Tapete das sensações; Brincadeiras com balões (lançar para o alto, jogar, pegar, soltar); Movimentar-se de acordo com o ritmo da música; Realização de massagem com músicas Clássicas Orquestradas; Bolinhas de sabão; Lenços mágicos coloridos; Brinquedos que cantam e fazem diferentes barulhos; Brincadeiras de pegar; Garrafas coloridas; Lanterna; Fantoches; Livro de texturas; Montando torre (peças de montar gigantes); Dia da gelatina colorida; Banhos lúdicos com livros plásticos e diversos brinquedos (Bolas coloridas e encaixes); Banhos de sol na área externa; Fotos coloridas no Portifólio individual e registro no caderno de HTPC.
Recursos:
Recursos humanos, espaços organizados, acessórios diversos: chapéu, espelho, artigos de papelaria e tecidos.
Avaliação:
Será contínua e diagnóstica com registros fotográficos
Bibliografia:
- Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Resolução nº. 05, Brasília, MEC, 2009.
- Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – Revisão. Parecer CNE/CEB nº. 20, Brasília, MEC, 2009.
- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – 5ª Edição. Lei Federal nº. 9.394 /96, Brasília, MEC, 2010.
- Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Vol. I, II, III. Brasília, MEC / COEDI, 1999.
- ARCE, A., LIGIA, M. Martins, org. Ensinando aos pequenos de zero a três anos. Editora Alínea. Campinas, 2009.
- Caraguatatuba, Currículo da Educação Infantil. Secretaria Municipal de Educação. Fevereiro/2019
- Critérios para atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças. Brasília, MEC/SEB/DPEF/COEDI, 2009.
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