sexta-feira, 16 de julho de 2021

Projeto Sensações Intensas - Dia da família na Escola - Gelatina como exploração sensorial






Dia da família na Escola - Gelatina como exploração sensorial

Convidei as mães para participarem em grupos separados por faixa etária.
Foram enviados termos de responsabildiade e autorização para participarem da atividade e informando se haveria alguma alergia aos componentes.
Eram disponibilizados potes de sorvete com gelatinas em diversas cores, feitas no dia anterior pelas Educadoras. Cada grupo era acompanhado pelo responsável e com muita interação e participação.
Contei com 80% de participação dos pais, os 20% não puderam comparecer devido ao horário de trabalho.
As mães eram orientadas para falarem sobre as cores e sabores experimentados, assim como a textura da gelatina e temperatura. Ao final da atividade as mães e pais poderiam auxiliar no banho utilizando o trocador da Escola e decidiam se deixariam a criança ou a levariam embora. Caso quisessem, poderiam auxiliar na alimentação também. As crianças adoravam mostrar a sala para as mães e participar da roda de músicas. 

Projeto Sensações Intensas

Professora Cristiane Gordilio Caldas

Berçário 2020


Justificativa:

 

Observando e pesquisando sobre o desenvolvimento das crianças do Berçário II, à conclusão chegada é que se faz necessário um plano de estimulação motora, cognitiva e emocional. Sendo assim, o presente projeto pretende contribuir com o trabalho de estimulação desenvolvido com crianças de 10 a 36 meses, explorando os cinco sentidos: tato, visão, paladar, olfato e audição.

Nesse percorrer as crianças estão descobrindo o mundo por sensações e estímulos, o mundo é dominado pelas sensações vividas pelo tato, visão, audição, paladar e olfato e momentos com sabor de descoberta que podem ser enriquecidos pelo professor que estará propiciando espaços e desafios. 

As crianças são seres em construção, maleáveis nas suas capacidades e com uma inteligência que pode expandir à medida que é estimulada pelo ambiente. Quando se estimula uma criança, as experiências fazem explorar, adquirir destrezas e habilidades. Sendo assim, todo o processo de estimulação visa a possibilitar a criança independência, construindo autonomia e segurança para que possa enfrentar novas experiências que resultarão em seu crescimento e desenvolvimento. 

Os bebês crescem fisicamente muito rápido desenvolvendo o pensamento e o conhecimento na solução de problema. Adquirindo comunicação receptiva e expressiva. Psicologicamente descobre sua própria identidade e socialmente aprendendo a conviver com "amigos".

A importância do trabalho realizado no berçário é notável, pois nessa fase, é especialmente oportuno que os pais acompanhem o trabalho realizado pela escola, para que compreendam a extensão das atividades propostas.  

Objetivos:

 

·         Estimular significativamente os bebês a estimulando e despertando os cinco sentidos.

 

 

·         Estimular o desenvolvimento psicomotor, emocional, social e cognitivo individualmente; Observar ativamente as reações das crianças em cada estimulação do tato, paladar, olfato, visão e audição;

·         Explorar diferentes objetos e materiais, observando as suas características, propriedades e possibilidades de manuseio;

·         Explorar o corpo para desenvolver capacidades posturais, motoras e movimentos de pressão, encaixe, rasgar e amassar;

·         Explorar o Equilíbrio: O “arrastar” sobre o cobertor possibilita o ajustamento do corpo na posição sentada, pois quando o cobertor é puxado, o bebê contrai a musculatura necessária para manter-se em equilíbrio. Rolar é a primeira forma de deslocamento global do bebê, movimento que requer a integração da musculatura dos dois lados do corpo;

·         Ampliar gradualmente o conhecimento do seu corpo, a fim de aperfeiçoar seus recursos de deslocamento e ajustar suas habilidades motoras;

·         Deslocar-se com segurança e destreza no espaço, desenvolvendo atitudes de confiança em suas próprias capacidades motoras.

 

Metodologia:

As atividades serão realizadas com grupo e individualmente:

Esconde-esconde com tecido trabalhando emoções; Chapéu e Espelho (identidade e autonomia); Cobertor para puxar a criança; Túnel colorido (caixa de papelão); Caixa vazada, encaixe (caixa de papelão); Estimulação do olfato (cubo perfumado); Chocalhos de material reciclado feitos com a participação dos pais; Massinha de modelar; Rasgar revistas; Manuseio de areia e brita; Confecção de móbiles coloridos na sala; Teatro lúdico com Fantoches; Palmas sensoriais, com materiais tais como: pipoca, algodão, lixa, papelão ondulado; Tapete das sensações; Brincadeiras com balões (lançar para o alto, jogar, pegar, soltar); Movimentar-se de acordo com o ritmo da música; Realização de massagem com músicas Clássicas Orquestradas; Bolinhas de sabão; Lenços mágicos coloridos; Brinquedos que cantam e fazem diferentes barulhos; Brincadeiras de pegar; Garrafas coloridas; Lanterna; Fantoches; Livro de texturas; Montando torre (peças de montar gigantes); Dia da gelatina colorida; Banhos lúdicos com livros plásticos e diversos brinquedos (Bolas coloridas e encaixes); Banhos de sol na área externa; Fotos coloridas no Portifólio individual e registro no caderno de HTPC.

 

Recursos:

 

Recursos humanos, espaços organizados, acessórios diversos: chapéu, espelho, artigos de papelaria e tecidos.

 

Avaliação:

 

Será contínua , diagnóstica com registros fotográficos e relatórios.

Campo de Experiência: (EI01CG05) Utilizar os movimentos de preensão, encaixe e lançamento, ampliando suas possibilidades de manuseio e exploração de diferentes materiais e objetos. (EI01ET01) Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura), por meio da brincadeira.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário