sexta-feira, 16 de julho de 2021

Atividade com Cabaninha/Toca/ Esconde-Esconde - Exploração

Cabaninha, toca ou esconde-esconde com caixas de papelão

Trabalhei essa tividade no berçário, foi maravilhosa a integração e participação dos alunos. Todos queriam entrar se esconder.
Pode ser feito como túnel também: Abra a caixa dos dois lados! Diversão garantida.


 O que fazer antes?

Para esta atividade, o professor deverá preparar a sala para uma atividade com diversas caixas grandes de papelão. As disponha horizontalmente, para formar túneis com janelas, de maneira que os bebês possam passar por dentro delas. Coloque tecidos nas entradas das caixas e por dentro nas janelas. Para aqueles que ainda não engatinham, adapte a proposta, providencie colchonetes, caixas de papelão de diversos tamanhos e tecidos, para que eles possam brincar de se se esconder. Informe à família sobre proposta que será realizada no momento de despedida dos bebês, enviando um bilhete anteriormente, para que possam, se possível, chegar uns minutos antes da saída, para brincar junto com as crianças. Podem surgir situações delicadas quando um familiar chegar, por exemplo, de um bebê cujo familiar não chegou ou não vem, começar a chorar. Ou um pequeno que começa a chorar com a entrada de um responsável que ele não conhece na sala. Acolha esses bebês por meio do diálogo, convidando-os para brincar com você.

Materiais: Caixas de papelão de tamanhos grandes, caixas pequenas com tampas, tecidos, bolas.

Espaços: Organize o espaço da sala de referência de maneira atrativa, de modo que o túnel de caixas esteja disposto no centro e, no entorno dele, estejam os colchonetes, os tecidos e as caixas menores com as bolas.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 40 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como foi a interação das crianças entre elas e com os adultos ao explorarem os objetos?

2. De que formas as crianças utilizaram o corpo nas brincadeiras?

3. Quais movimentos foram utilizados pelos bebêspara exprimir desejos e emoções?



*Fotos com autorização dos responsáveis

Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Garanta que todos os bebês tenham oportunidade de explorar o espaço. Proponha apoios e adaptações necessárias para atender as necessidades, interesses e ritmos do grupo.


Campo de Experiência: (EI01ET04) Manipular, experimentar, arrumar e explorar o espaço mediante experiências de deslocamentos de si e dos objetos durante as atividades cotidianas. (EI01CG02) Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.

Sugestão: Cabaninha em casa: Uma brincadeira muito interessante e que toda família poderá participar.

Fonte: https://planosdeaula.novaescola.org.br/educacao-infantil/creche/brincando-de-cade-achou/3852

Fotos: Cristiane Caldas

Nenhum comentário:

Postar um comentário