Trabalhei essa tividade no berçário, foi maravilhosa a integração e participação dos alunos. Todos queriam entrar se esconder.
Pode ser feito como túnel também: Abra a caixa dos dois lados! Diversão garantida.

O que fazer antes?
Para esta atividade, o professor deverá preparar a sala
para uma atividade com diversas caixas grandes de papelão. As disponha
horizontalmente, para formar túneis com janelas, de maneira que os bebês possam
passar por dentro delas. Coloque tecidos nas entradas das caixas e por dentro
nas janelas. Para aqueles que ainda não engatinham, adapte a proposta,
providencie colchonetes, caixas de papelão de diversos tamanhos e tecidos, para
que eles possam brincar de se se esconder. Informe à família sobre proposta que
será realizada no momento de despedida dos bebês, enviando um bilhete
anteriormente, para que possam, se possível, chegar uns minutos antes da saída,
para brincar junto com as crianças. Podem surgir situações delicadas quando um
familiar chegar, por exemplo, de um bebê cujo familiar não chegou ou não vem,
começar a chorar. Ou um pequeno que começa a chorar com a entrada de um
responsável que ele não conhece na sala. Acolha esses bebês por meio do
diálogo, convidando-os para brincar com você.
Materiais: Caixas
de papelão de tamanhos grandes, caixas pequenas com tampas, tecidos, bolas.
Espaços: Organize
o espaço da sala de referência de maneira atrativa, de modo que o túnel de
caixas esteja disposto no centro e, no entorno dele, estejam os colchonetes, os
tecidos e as caixas menores com as bolas.
Tempo sugerido:
Aproximadamente 40 minutos.
Perguntas para guiar suas observações:
1. Como foi a interação das crianças entre elas e com os
adultos ao explorarem os objetos?
2. De que formas as crianças utilizaram o corpo nas
brincadeiras?
3. Quais movimentos foram utilizados pelos bebêspara
exprimir desejos e emoções?
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou
relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda.
Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada
criança ou do grupo. Garanta que todos os bebês tenham oportunidade de explorar
o espaço. Proponha apoios e adaptações necessárias para atender as
necessidades, interesses e ritmos do grupo.
Campo de Experiência: (EI01ET04) Manipular, experimentar, arrumar e explorar o espaço mediante experiências de deslocamentos de si e dos objetos durante as atividades cotidianas. (EI01CG02) Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.
Sugestão: Cabaninha em casa: Uma brincadeira muito interessante e que toda família poderá participar.
Fonte:
https://planosdeaula.novaescola.org.br/educacao-infantil/creche/brincando-de-cade-achou/3852
Fotos: Cristiane Caldas
Nenhum comentário:
Postar um comentário